Desafio do trânsito em Ipatinga mobiliza reunião entre autoridades e Usiminas

Na reunião foram discutidas novas medidas para ordenação do trânsito na cidade

Por Plox

15/06/2023 09h04 - Atualizado há 10 meses

Uma reunião, ocorrida na tarde da última terça-feira (13), juntou representantes da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), Secretaria de Segurança e Convivência Cidadã (Sescon), Usiminas e Polícia Militar. O ponto central do encontro, realizado na Prefeitura de Ipatinga, foi a discussão de estratégias para lidar com pontos críticos do trânsito na cidade. A elevação da frota de veículos, com picos de congestionamento em horários específicos, e a presença de um contingente de trabalhadores que chegaram à cidade para a reforma do Alto-forno 3 da Usiminas, são elementos que tem agravado o cenário.

Graziella Pires, diretora do Departamento de Transporte e Trânsito (Detra), revelou que um diagnóstico da situação está sendo elaborado pelo departamento. O intuito é impulsionar ações que aumentem a segurança viária. "A repartição está trabalhando em múltiplas frentes. Estamos focados em revitalizar a sinalização, tanto vertical quanto horizontal, e instalamos redutores de velocidade em pontos estratégicos. Além disso, estamos promovendo campanhas de fiscalização e conscientização, direcionadas a estudantes e motoristas", explicou Pires.

Representantes da prefeitura municipal, Usiminas e PM reunidos. Foto: PMI/Divulgação.

 

A Prefeitura local, por sua vez, comunicou que o plano é avaliar e colocar em prática medidas adicionais para melhor ordenar o tráfego. A proposta central é prevenir acidentes e reforçar a gestão e fiscalização de veículos e pedestres nas vias mais importantes e problemáticas, onde o fluxo desordenado afeta a rotina dos cidadãos.
Paulo Assis, coordenador de Relações Institucionais e com Comunidades da Usiminas, reforçou a importância de ações coordenadas entre o poder público, autoridades de segurança e grandes instituições. Assis, que participou da reunião acompanhado da equipe de Recursos Humanos da companhia, ressaltou a relevância do entorno da cidade na tomada de decisões. "A sinergia de trabalho entre a Polícia Militar, indústrias de grande porte, que representam quase 60% do movimento econômico, certamente trará resultados positivos. As campanhas de conscientização também têm papel fundamental", destacou Assis.

Destaques