Dólar cai e bolsa atinge novo pico após perspectiva do Brasil melhorar

Esta avaliação indica uma confiança crescente na capacidade do Brasil de honrar suas dívidas.

Por Plox

15/06/2023 08h08 - Atualizado há 10 meses

O mercado financeiro brasileiro mostrou sinais positivos nesta quarta-feira, 14 de junho, com uma redução significativa na cotação do dólar e um aumento expressivo no Ibovespa, o principal índice da Bolsa de Valores do Brasil. Ambos os fenômenos foram impulsionados por uma melhora na avaliação da economia brasileira por parte da agência de classificação de risco S&P.

A cotação do dólar fechou o dia a R$ 4,814, representando o menor patamar alcançado no ano atual. Este declínio foi aprofundado após a S&P alterar a perspectiva da classificação de crédito do Brasil de "estável" para "positiva". Esta avaliação indica uma confiança crescente na capacidade do Brasil de honrar suas dívidas.

 Foto: Pixabay

Outro fator que contribuiu para a queda do dólar foi o anúncio do Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos, sobre uma pausa no aumento da taxa de juros, que vinha em um processo de elevação. Esta decisão tem o potencial de depreciar o valor do dólar, pois menores taxas de juros podem reduzir o retorno dos investidores na renda fixa americana e diminuir o fluxo de recursos estrangeiros para o país.

Em contrapartida, a Bolsa de Valores do Brasil mostrou um desempenho forte durante todo o dia de negociação. O Ibovespa fechou em alta de 1,99%, ultrapassando a marca de 119 mil pontos pela primeira vez no ano. O otimismo foi intensificado após o anúncio positivo da S&P.

Este cenário é reflexo de melhorias recentes nas perspectivas para a economia brasileira, particularmente em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) e à inflação, que têm surpreendido o mercado de forma positiva. A S&P citou a maior certeza sobre as políticas fiscais e monetárias brasileiras como fatores que beneficiam as expectativas de crescimento econômico do país.

A agência de classificação de risco também destacou que, embora existam déficits fiscais significativos, o crescimento contínuo do PIB, em combinação com o arcabouço fiscal proposto, pode resultar em um aumento da dívida governamental menos acentuado do que inicialmente esperado. Este cenário contribuiu para a aceleração do Ibovespa, que fechou no nível mais alto desde outubro de 2022.

O anúncio do Federal Reserve também foi crucial para a dinâmica do mercado nesta quarta-feira. Em uma decisão unânime, foi realizada a primeira pausa na elevação dos juros americanos desde março de 2022. Jerome Powell, presidente do Fed, afirmou que essa pausa

Destaques