Brasil

lazer

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Oficinas gratuitas de Férias no Centro Cultural Usiminas

    Programação apresenta ainda espetáculos de clássicos infantis com ingressos a preço popular

    Por Plox

    15/07/2019 16h12 - Atualizado há mais de 4 anos

    Neste período de pausa nas escolas, o Férias no Centro Cultural Usiminas oferece uma programação cheia de atrações para toda a família.

    A programação iniciada em 6 de julho, continua nesta semana com a abertura a oficina de longa duração “Parque Sensorial Natural”, que apresenta instalações interativas para o público se divertir brincando, de 17 a 27 de julho. No dia 27, também serão ministradas oficinas gratuitas de Marcenaria para Crianças. Nesta quarta (17) e quinta-feira (18), o Teatro do Centro Cultural Usiminas recebe, respectivamente, “Os Saltimbancos” e “O Pequeno Príncipe”, sempre às 19h30.

    A programação do Férias no Centro Cultural Usiminas é realizada pelo Instituto Usiminas, com o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Pronac 183774).

    Proposta pelo Coletivo Parque de Bambu (SP), a oficina de férias “Parque Sensorial Natural”, será montada no foyer do Centro Cultural Usiminas, oferecendo ao público um espaço interativo com diversas estações de brincar, criadas com elementos naturais e que buscam estimular sensorialmente bebês e crianças, promovendo o desenvolvimento motor, sensorial e cognitivo, além de estimular as relações afetivas entre pais e filhos.

    Parque sensorial natural (Foto: divulgação)

    Parque sensorial natural (Foto: divulgação)

    O objetivo principal desta oficina de longa duração é oferecer às pessoas uma oportunidade de conexão com a natureza por meio de brinquedos naturais artesanais, brincadeiras e instalações lúdicas que valorizam o sentir, buscando reavaliar o paradigma de que brincadeira é coisa apenas para crianças, estimulando a experiência lúdica em família. A visitação ao Parque é gratuita, sempre de terça a sábado, das 10h às 21h.

    Para encerrar a programação, dia 27, o Coletivo Parque de Bambu ministra duas oficinas de Marcenaria Infantil: Construção de Objetos de Madeira (9h às 12h) e Princípios de Marchetaria (14h às 17h). Na primeira, as crianças vão utilizar técnicas de marcenaria para construírem suas próprias ideias, brinquedos, esculturas, estruturas ou o que elas quiserem. Os participantes vão receber várias peças pré-cortadas e poder abusar da criatividade para montá-las, usando ferramentas básicas, sob orientação do instrutor.

    Oficina de marcenaria infantil - construção de objetos em madeira (Foto: divulgação)

    Oficina de marcenaria infantil - construção de objetos em madeira (Foto: divulgação)

    Na oficina “Princípios de Marchetaria”, a proposta é que a criança conheça o processo de construção de uma caixa de madeira utilizando conceitos básicos de marcenaria. De maneira muito divertida, toda a família poderá fazer uma caixa em formato hexagonal, proporcionando uma aplicação prática para o que aprendemos na escola sobre geometria. O agendamento gratuito para as oficinas pode ser feito pelo telefone (31) 3824.3731.

    Oficina de marcenaria infantil - princípios de marchetaria (Foto: divulgação)

    Oficina de marcenaria infantil - princípios de marchetaria (Foto: divulgação)

    Espetáculos
    A família também poderá se divertir com dois espetáculos em cartaz nesta semana, estrelados pela Copas Produções, de Belo Horizonte. O musical “Os Saltimbancos”, assinado por Charles Möeller, com letras de Chico Buarque na adaptação brasileira, vai contar a história de quatro animais que se encontram numa estrada, fugindo de seus patrões por maus tratos. Eles formam um conjunto musical e através desta união, conseguem ser felizes. Seguem então um caminho de liberdade e harmonia rumo a um futuro melhor, onde o amor, o respeito e a amizade são os lemas de suas vidas.

    Os saltimbancos. (Foto: divulgação)Os saltimbancos. (Foto: divulgação)

    Inspirado na obra do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, o espetáculo “O Pequeno Príncipe”, por meio de uma narrativa poética, apresenta uma visão diferente do mundo para encantar adultos e crianças. A montagem retrata uma maravilhosa ficção sobre os valores que o ser humano deve buscar, entre eles lealdade, amizade, amor e liberdade. A peça narra a história de um aviador que, após uma pane em seu avião, acaba parando no meio do deserto do Saara, na África. Perdido, o aviador é surpreendido por um menininho com roupas estranhas, cabelo da cor de trigo e que lhe enche de perguntas e conta sua história, conquistando o público pela sua inocência, ingenuidade e sabedoria.

    O pequeno príncipe. (Foto: divulgação)

    O pequeno príncipe. (Foto: divulgação)

    Serviço
    17 a 27/7
    Oficina de Férias - Parque Sensorial Natural
    Local: Centro Cultural Usiminas
    Horário: terça a sábado, das 10h às 21h
    Entrada gratuita

    Espetáculos: Os Saltimbancos (17/7) e O Pequeno Príncipe (18/7)
    Local: Teatro do Centro Cultural Usiminas
    Horário: 19h30

    Venda de ingressos na bilheteria do Centro Cultural Usiminas e site www.eventim.com.br: R$ 20 (inteira) R$ 10 (meia-entrada para estudantes, professores, menores de 18 anos, maiores de 60, colaboradores Usiminas,  Unigal, Mineração Usiminas, Soluções Usiminas e Fundação São Francisco Xavier)

    27/7
    Oficina Marcenaria Infantil: Construção de Objetos de Madeira
    Local: Centro Cultural Usiminas
    Horário: 9h às 12h
    Duração: 3h

    Agendamento gratuito na Ação Educativa, pelo telefone 31.3824.3731.
    Oficina Marcenaria Infantil: Princípios de Marchetaria
    Local: Centro Cultural Usiminas
    Horário: 14h às 17h
    Duração: 3h

    Agendamento gratuito na Ação Educativa, pelo telefone 31.3824.3731

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]