Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Confins, na Grande BH, teve mais de 700 tentativas de burlar vacinação

Cidade vacina pessoas de 25 anos, o que atraiu cidadãos de outros municípios com comprovantes de residência emprestados

15/07/2021 às 12:46 por Redação Plox

Com campanha adiantada, imunizando quem tem 25 anos nesta semana, Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais, já registrou mais de 700 tentativas de vacinação contra a covid-19 de pessoas que não são moradoras da cidade. Para tanto, esses cidadãos apresentam comprovantes de residência comprados ou emprestados de parentes e amigos.

De acordo com Weslei Ramos, secretário de Saúde de Confins, desde que o município iniciou a aplicação de vacinas por faixa etária, em 18 de junho, centenas de pessoas tentaram burlar a fila, justamente porque a cidade, com cerca de 6,7 mil habitantes, está com vacinação avançada.

Espertinhos tentaram comprar ou usar comprovantes de residência de amigos e parentes para receber vacina, mas não deu certo. Foto: reprodução/ Pixabay

 

Para evitar imunizar quem não mora em Confins, a prefeitura precisou solicitar ao interessado, além do comprovante de residência, a confirmação do Cartão do Sistema Único de Saúde - cadastro oficial que informa, entre outras coisas, onde a pessoa efetivamente mora, independentemente se ela tem plano de saúde ou usa a rede pública.

De acordo com o chefe da Saúde de Confins, outra ação que ajuda no combate às tentativas de fraude é o fato de que os agentes de saúde conhecem toda a população, que é pequena. Weslei explica, no entanto, que pessoas que tenham imóveis em Confins, mas moram em outra cidade, podem ser vacinadas no município, desde que atualizem o Cartão do SUS.

Para atualizá-lo, é necessário solicitar o serviço no posto de saúde e aguardar pela visita confirmatória e sem agendamento de um agente, que irá confirmar se a pessoa está em casa e, portanto, mora na cidade.

Confins conseguiu acelerar a vacinação devido ao fato de que, no início da campanha, recebeu 5.600 doses de vacinas para aplicação no grupo prioritário de trabalhadores aeroportuários que residem no município. Com a proteção deles, as vacinas que sobraram foram repassadas à fila da população.

Na atualidade, de acordo com o boletim epidemiológico da cidade, Confins registrou 1.379 casos confirmados de covid e 11 óbitos, desde o ínicio da pandemia, em março do ano passado.

Compartilhar a notícia