Confins, na Grande BH, teve mais de 700 tentativas de burlar vacinação

Cidade vacina pessoas de 25 anos, o que atraiu cidadãos de outros municípios com comprovantes de residência emprestados

Por Plox

15/07/2021 09h46 - Atualizado há quase 3 anos

Com campanha adiantada, imunizando quem tem 25 anos nesta semana, Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais, já registrou mais de 700 tentativas de vacinação contra a covid-19 de pessoas que não são moradoras da cidade. Para tanto, esses cidadãos apresentam comprovantes de residência comprados ou emprestados de parentes e amigos.

De acordo com Weslei Ramos, secretário de Saúde de Confins, desde que o município iniciou a aplicação de vacinas por faixa etária, em 18 de junho, centenas de pessoas tentaram burlar a fila, justamente porque a cidade, com cerca de 6,7 mil habitantes, está com vacinação avançada.

Espertinhos tentaram comprar ou usar comprovantes de residência de amigos e parentes para receber vacina, mas não deu certo. Foto: reprodução/ Pixabay

 

Para evitar imunizar quem não mora em Confins, a prefeitura precisou solicitar ao interessado, além do comprovante de residência, a confirmação do Cartão do Sistema Único de Saúde - cadastro oficial que informa, entre outras coisas, onde a pessoa efetivamente mora, independentemente se ela tem plano de saúde ou usa a rede pública.

De acordo com o chefe da Saúde de Confins, outra ação que ajuda no combate às tentativas de fraude é o fato de que os agentes de saúde conhecem toda a população, que é pequena. Weslei explica, no entanto, que pessoas que tenham imóveis em Confins, mas moram em outra cidade, podem ser vacinadas no município, desde que atualizem o Cartão do SUS.

Para atualizá-lo, é necessário solicitar o serviço no posto de saúde e aguardar pela visita confirmatória e sem agendamento de um agente, que irá confirmar se a pessoa está em casa e, portanto, mora na cidade.

Confins conseguiu acelerar a vacinação devido ao fato de que, no início da campanha, recebeu 5.600 doses de vacinas para aplicação no grupo prioritário de trabalhadores aeroportuários que residem no município. Com a proteção deles, as vacinas que sobraram foram repassadas à fila da população.

Na atualidade, de acordo com o boletim epidemiológico da cidade, Confins registrou 1.379 casos confirmados de covid e 11 óbitos, desde o ínicio da pandemia, em março do ano passado.

Destaques