Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Extra
Chocolate quente ganha versões surpreendentes em Minas Gerais para o inverno
Receitas inovadoras trazem novos sabores e texturas à tradicional bebida de inverno
15/07/2024 às 13:10por Redação Plox
15/07/2024 às 13:10
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Minas Gerais, reconhecida por seus cafés especiais, agora também se destaca pelas criativas versões de chocolate quente que têm aquecido o inverno. Cafés e confeitarias oferecem receitas que vão além do tradicional, encantando os paladares com ingredientes e preparos especiais.
Criações especiais nos cafés locais
Em vários estabelecimentos, como o Mama Café, têm atraído clientes com suas receitas únicas de chocolate quente. Nanda Andrade, chef do estabelecimento, revela que a bebida servida lá inclui leite, chocolate meio amargo, canela, cravo, cumaru e um toque especial de baunilha brasileira. "O cumaru dá um aroma muito especial e é uma especiaria que gosto de usar em muitos preparos. É uma receita que me acompanha há muitos anos e é sucesso", compartilha Nanda.
Outro ponto essencial dessa receita é a sua cremosidade, obtida sem a adição de amido, mas através da redução lenta dos ingredientes. “Deixamos reduzir com calma, carinho e muito chocolate”, explica a chef.
Variedades veganas e técnicas de preparo
Marília Balzani, do Café Magrí, destaca que o segredo para a cremosidade está no tempo de cozimento da mistura de leite e chocolate, uma técnica aplicada também na versão vegana da bebida, feita com leite vegetal. “Entendemos que se cozinhar por muito tempo, ele fica cremoso também. Hoje, só o tempo deixa ele cremoso como queremos”, afirma Marília.
No Belô Café, Juliana Castro, fundadora da cafeteria, menciona que a combinação de chocolate puro 60% cacau, chocolate em pó 60%, creme de leite fresco e leite integral é o segredo para um chocolate quente perfeito. "O segredo é o creme de leite e a vaporização", comenta Juliana.
Inovação lúdica no fofíssimos bolos
Já na Fofíssimos Bolos, a inovação está na apresentação. Um ursinho de chocolate, conhecido como hot bomb, é preparado com chocolate tipo belga e vem em três sabores: chocolate ao leite com recheio de chocolate blend, caramelo artesanal ou creme de Nutella. Ao ser adicionado ao leite quente, o ursinho se derrete, transformando-se em uma deliciosa e cremosa bebida. “A questão é ter coragem de derreter o ursinho fofíssimo”, brinca a proprietária Juliana Nunes.
Tradição e adaptação
Embora o chocolate quente tenha suas raízes na cultura europeia, suas variações demonstram a capacidade de adaptação e inovação culinária. As novas versões da bebida aquecem os corações e paladares, trazendo um toque de criatividade e conforto ao inverno.
Após meses de especulações, cantor anuncia nova edição do Buteco para 12 de dezembro de 2026 na capital paulista e prevê maratona de shows ao longo do ano, com até 20 apresentações mensais
Após meses de especulações, cantor anuncia nova edição do Buteco para 12 de dezembro de 2026 na capital paulista e prevê maratona de shows ao longo do ano, com até 20 apresentações mensais