Críquete cresce e transforma Minas Gerais em referência nacional

cidade mineira destaca-se no críquete brasileiro

Por Plox

15/07/2024 10h03 - Atualizado há cerca de 2 meses

Poços de Caldas, uma pequena cidade em Minas Gerais com pouco mais de 160 mil habitantes, tornou-se o principal polo do críquete no Brasil. A modalidade, que é popular em países como Índia, Inglaterra, Austrália e Paquistão, desembarcou na cidade em 2010, graças ao ex-atleta inglês Matt Featherstone. Hoje, o projeto Cricket Brasil transformou a cidade em um centro de formação de atletas que sonham em representar o país nos Jogos Olímpicos de Los Angeles-2028.

A trajetória do críquete em minas gerais

Matt Featherstone, ao se casar com uma brasileira e mudar para o Brasil, iniciou o projeto social com apenas 24 crianças em 2011. Atualmente, são cerca de 5.500 crianças em Poços de Caldas e mais 3.000 na região envolvidas no críquete. "O críquete não começou comigo. Esse projeto social, sim, mas o críquete está aqui desde 1872. Foi passo a passo", explicou Featherstone. Hoje, o esporte é parte do programa de 52 escolas públicas do município e as seleções brasileiras treinam na cidade.

Laura cardoso: destaque brasileiro no críquete

Laura Cardoso, de 17 anos, começou no projeto social e hoje é a principal atleta brasileira na modalidade, com passagens por competições internacionais na Inglaterra. “Quando o Matt chegou para apresentar o projeto, na hora pensei que era como o bete. Era tudo que eu queria: viajar para jogar bete. Hoje falo que quem começa a jogar críquete nunca mais para, porque é Críquete supera o futebol em popularidade local

Segundo Featherstone, o críquete pode ser mais popular que o futebol em Poços de Caldas. "Nosso prefeito Sérgio Azevedo fala que temos mais gente jogando críquete do que futebol. Estamos formando professores e custeando sua formação, pois o críquete só vai crescer no Brasil pelos próprios brasileiros", ressaltou Matt. O objetivo inicial do projeto era a formação de cidadãos e oferecer oportunidades de prática esportiva para crianças, mas o sucesso esportivo veio como consequência.

Protagonismo feminino no críquete

Diferente de muitas modalidades esportivas no país, o críquete feminino no Brasil tem grande visibilidade e resultados expressivos. Featherstone destacou que a participação feminina não foi planejada, mas o projeto acolheu essa característica. "Temos quase o mesmo número de meninas e meninos jogando no projeto. Na Inglaterra, o críquete é visto como um esporte masculino e de classes média e alta, mas no Brasil conseguimos levar esse esporte para todos", afirmou.

Laura, conhecida como Polly pelas colegas, aprova o ambiente do críquete para mulheres. “Estamos acostumados a ver muitos esportes com investimento no masculino enquanto o feminino é deixado de lado. No críquete é o oposto. Aqui sinto que é ‘cada uma toma conta da outra’ e nós crescemos juntas”, comentou.

Olimpíadas de los angeles-2028: um novo sonho

Com a reintegração do críquete no programa olímpico para Los Angeles-2028, os alunos do projeto Cricket Brasil têm um novo sonho. "As Olimpíadas são estímulo para qualquer um. Quando foram colocar o skate vi muita gente falando mal, mas o Brasil brilhou e agora todo mundo adora. Acho que vai ser o mesmo com a gente", disse Laura.

Para Matt, a visibilidade olímpica será essencial para que mais pessoas conheçam a modalidade. "Vai ser um momento de crescimento no críquete do Brasil. Criamos essa sede aqui em 2019 já pensando que seria um esporte olímpico. Acho que isso só vai incentivar mais pessoas a praticarem e vai dar mais visibilidade ao esporte", concluiu Featherstone.

Como participar do cricket brasil

Interessados em participar do projeto Cricket Brasil podem entrar em contato pelo site oficial (https://cricketbrasil.org/contato/) ou pelas redes sociais do Cricket Brasil.

Destaques