Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Geral
Jornalistas processam OpenAI e Microsoft por uso indevido de obras em inteligência artificial
Veteranos da imprensa acusam empresas de violação de direitos autorais
15/07/2024 às 10:31por Redação Plox
15/07/2024 às 10:31
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Uma dupla de jornalistas veteranos nos Estados Unidos entrou com uma ação judicial contra a OpenAI, desenvolvedora do ChatGPT, alegando que a empresa usou suas obras publicadas sem permissão para treinar a inteligência artificial. A denúncia, divulgada pela agência de notícias AP (Associated Press), envolve os jornalistas Nicholas Basbanes, de 81 anos, e Nicholas Gage, de 84 anos, que alegam que suas criações foram utilizadas indevidamente.
Reprodução/ ChatGPT
Tecnologia fascinante, mas falha
Nicholas Basbanes, repórter e escritor, relatou seu primeiro contato com chatbots de inteligência artificial, descrevendo a tecnologia como fascinante, mas propensa a "falsidades e falta de atribuição de crédito". A partir dessa experiência, ele se uniu a Gage para processar a OpenAI e a Microsoft, acusando as empresas de usarem suas obras para treinar a inteligência artificial sem autorização e sem recompensá-los adequadamente.
Processo por violação de direitos autorais
De acordo com a matéria da AP, os jornalistas afirmam que a OpenAI, com o apoio da Microsoft, treinou seus chatbots de inteligência artificial para criar textos similares aos feitos por humanos. O processo alega que isso foi feito sem qualquer permissão ou compensação para os escritores cujas obras foram utilizadas.
Histórico dos jornalistas
Nicholas Basbanes é conhecido por suas obras voltadas para a cultura literária, incluindo livros aclamados pela crítica como "On Paper: The Everything of Its Two Thousand Year History". Já Nicholas Gage é um jornalista investigativo, autor de relatos que foram adaptados para o filme "Eleni" (1985), baseado na história de sua mãe durante a guerra civil na Grécia.
Ação coletiva em andamento
O processo dos jornalistas foi integrado a um caso maior, que inclui autores como George R. R. Martin, de "Game of Thrones", e pode se transformar em uma ação coletiva. O caso está sendo analisado pelo mesmo juiz responsável pelas reivindicações de direitos autorais de jornais como The New York Times e Chicago Tribune, segundo a AP.
Silêncio das empresas envolvidas
Até o momento, nem a OpenAI nem a Microsoft responderam às tentativas de contato para comentar o caso.
Decisão estabelece que instituições financeiras devem ressarcir clientes prejudicados por fraudes se houver deficiência na proteção de dados ou falha em detectar operações atípicas.
Decisão estabelece que instituições financeiras devem ressarcir clientes prejudicados por fraudes se houver deficiência na proteção de dados ou falha em detectar operações atípicas.