Prorrogada para o dia 19 convocação de lista de espera do Fies

As vagas remanescentes são destinadas aos estudantes que já estão efetivamente matriculados no curso, turno e local de oferta em que se inscreveram

Por Plox

15/07/2024 13h10 - Atualizado há cerca de 2 meses

O Ministério da Educação (MEC) publicou um edital anunciando a prorrogação do prazo final para a convocação das vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os candidatos que estão na lista de espera do programa agora têm até o dia 19 de julho para serem pré-selecionados.


Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Requisitos para preenchimento das vagas

As vagas remanescentes são destinadas aos estudantes que já estão efetivamente matriculados no curso, turno e local de oferta em que se inscreveram. Para concorrer, os alunos devem estar cursando no momento da inscrição ou ter concluído o semestre com aproveitamento de, pelo menos, 75% das disciplinas, caso o semestre já tenha terminado.

Critérios de prioridade

A seleção da lista de espera prioriza os candidatos com renda familiar per capita de até meio salário-mínimo, inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) dos programas sociais do governo federal. Esse critério é fundamental para assegurar que os recursos do Fies sejam direcionados aos estudantes mais necessitados.

Financiamento do Fies

O Fies oferece financiamento de até 100% dos custos de cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior. Podem se inscrever no programa os estudantes que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação. Além disso, é necessário que o candidato possua renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários-mínimos.

Com essa prorrogação, o MEC busca garantir que mais estudantes tenham a oportunidade de obter o financiamento necessário para a continuidade de seus estudos.

 

 

 

 

Destaques