Lula planeja nova visita a Minas Gerais para inauguração de campus federal
Presidente deve ir a Minas Novas neste mês, ao lado de Rodrigo Pacheco, para inaugurar campus do IF
Por Plox
15/07/2025 11h51 - Atualizado há cerca de 13 horas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve retornar ao estado de Minas Gerais ainda neste mês de julho, em mais uma agenda oficial, desta vez para participar da inauguração de uma unidade do Instituto Federal. A informação foi adiantada pelo senador Rodrigo Pacheco (PSD), que também deve estar presente no evento.

Durante entrevista à Rádio Itatiaia, o senador mineiro comentou sobre a possível viagem: “Em julho há um convite para um evento de algo que também nós fizemos, nós conseguimos a instituição de um campus do Instituto Federal do Quilombo, lá em Minas Novas. Trabalhamos muito por isso no Ministério da Educação para tornar realidade esse projeto”.
Segundo Pacheco, embora a presença do presidente ainda não tenha sido confirmada oficialmente, existe a previsão de que Lula participe da solenidade.
\"Tenho a informação, ainda não oficial, de que o presidente Lula irá a esse evento em Minas Novas e que há o convite para que eu lá esteja também\", destacou o senador.
A data inicialmente sugerida para o compromisso é 24 de julho. O projeto do novo campus do Instituto Federal, voltado à comunidade quilombola, teve sua ordem de serviço emitida em fevereiro, e as obras já foram iniciadas pelas empresas responsáveis.
Caso a agenda se confirme, será a quinta visita do presidente a Minas Gerais somente neste ano. Em março, Lula esteve no Sul de Minas, em Campo do Meio, para anunciar medidas de Reforma Agrária. Na mesma época, participou de agendas industriais em Betim, na Stellantis, e em Ouro Branco, na Gerdau. Já em abril, visitou Montes Claros para formalizar investimentos da empresa farmacêutica Novo Nordisk.
Mais recentemente, em junho, o presidente esteve nas cidades históricas de Mariana e Contagem. Em Mariana, tratou dos termos da repactuação do rompimento da barragem, enquanto em Contagem participou da entrega de maquinários agrícolas, evento articulado por Pacheco.
Com essa nova possível visita, Lula reafirma a intenção de manter Minas Gerais como uma prioridade em sua gestão, especialmente em projetos voltados à educação, desenvolvimento social e infraestrutura.