Prefeitura cumpre acordo e desocupa área pública no Bom Retiro
Ação da Prefeitura ocorre após fim do prazo para retirada voluntária de instalações irregulares em área pública
Por Plox
15/07/2025 13h01 - Atualizado há 3 dias
A Prefeitura de Ipatinga iniciou, nesta terça-feira (15), uma operação de remoção de estruturas instaladas irregularmente em áreas públicas no bairro Bom Retiro. A medida foi tomada após o término do prazo de 40 dias concedido aos comerciantes para retirada voluntária das coberturas e construções que ocupavam calçadas e outros espaços públicos. A operação atende uma decisão judicial originada de uma ação movida pelo Ministério Público em 2016. Ainda segundo a administração municipal, hoje mesmo já foram iniciadas as obras de revitalização do bairro. Como vão ficar as ruas Tomé de Souza, Pedro Vaz de Caminha, Dom Manuel e Avenida Fernando de Noronha, a opinião de comerciante e a cobertura da operação você confere na Live.

Vídeo: Andressa Estevão / Plox
“Estamos desocupando áreas públicas que estavam sendo utilizadas irregularmente, conforme acordo oficializado com o Ministério Público”, afirmou.
Segundo o secretário, a ordem de serviço para as obras de requalificação do local já foi emitida e a empresa responsável deve iniciar a mobilização da equipe nos próximos dias. O projeto de modernização prevê a criação de calçadas amplas, espaços verdes preservados e áreas delimitadas para o uso dos comerciantes, com a possibilidade de instalação de coberturas portáteis, como sombrites ou telhados retráteis.
Durante a operação, comerciantes demonstraram preocupação com o futuro de seus negócios. Heron de Pádua Machado, proprietário do Tommy Gole Bar e morador do bairro desde a infância, lamentou a situação:
“Eu vou tentar continuar com o bar nos 4 metros que estão propondo. Se não der certo, penso em mudar de ramo”Vídeo: Andressa Estevão / Plox
A Polícia Municipal esteve presente para assegurar a ordem e garantir que a ação ocorresse de forma segura e conforme a decisão judicial. De acordo com o comandante Moreira, a operação teve caráter preventivo e de apoio aos trabalhos da equipe de remoção.
Vídeo: Andressa Estevão / Plox
As atividades se concentraram nas ruas Tomé de Souza, Pedro Vasco Caminha, Dom Manuel e Fernão de Noronha. Com o fim da desocupação, a Prefeitura pretende transformar a área em um espaço urbano mais acessível e organizado, conciliando a atividade comercial com a convivência da população.