Brasil

acontece

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Maior simulado de ruptura de barragens no Brasil será feito em Itabira

    A estimativa é de que 19 mil pessoas de mais de oito mil casas participem

    Por Plox

    15/08/2019 08h14 - Atualizado há mais de 4 anos

    Itabira passará pelo maior simulado preventivo de segurança já realizado no Brasil. A simulação de rompimento de barragem será neste sábado, 17 de agosto, às 15h. Berço da Vale e cidade onde fica o mais importante complexo de mineração da Vale no estado, o município reunirá diversas forças de segurança de Minas Gerais.

    A estimativa é de que 19 mil pessoas de mais de oito mil casas participem. O total é de 27 bairros nas zonas de autossalvamento (ZAS) das barragens Itabiruçu, Conceição, Rio de Peixe, Sistema Pontal e Cambucal l e ll, e zonas de segurança secundária (ZSS) urbana de Itabiruçu e Conceição. 

    Itabira abriga o mais importante complexo minerário da Vale em Minas (foto: Ricardo Teles/Vale)

    Foto: Vale/Divulgação

    Apesar da operação, não há risco de rompimento e todas as barragens estão dentro dos padrões de segurança, como informou tenente-coronel Flávio Godinho, coordenador-adjunto de Estado de Defesa Civil. Haverá a presença de agentes da Polícia Militar, de Meio Ambiente e Polícia Militar Rodoviária, além de funcionários da Vale, da Defesa Civil municipal  e estadual, Prefeitura de Itabira, Corpo de Bombeiros e Ministério Público de Itabira. No total, 4 mil pessoas estão atuando na força-tarefa.
     
    Pela manhã, haverá encontros com a população, onde será explicado como será o simulado. Diz o tenente-coronel Godinho: “Em função das várias notícias de barragens em Minas, da quantidade de pessoas que moram próximo às barragens em Itabira e pelo momento que as barragens na cidade têm de estabilidade planejamos simulado de forma preventiva para as pessoas tomarem conhecimento dos pontos de encontro, das rotas de fuga, para que possam ser informadas sobre o melhor local para deslocar em caso de rompimento”, afirma.

    Atualizada às 8h55

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]