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Política

Avião da Voepass que caiu em Vinhedo voou por 10 minutos sob gelo severo, diz análise de satélite

Laudo aponta risco de perda de sustentação e falha em sistema de degelo; 62 pessoas morreram

15/08/2024 às 14:35 por Redação Plox

Uma análise recente, realizada por um laboratório especializado em imagens de satélites, revelou que o avião da Voepass, que caiu em Vinhedo na última sexta-feira (9), voou entre oito e dez minutos em uma região com gelo severo. De acordo com o manual da fabricante do ATR 72-500, essa condição é considerada de "emergência", devido ao risco significativo de perda de sustentação e desestabilização da aeronave. No acidente, todas as 62 pessoas a bordo perderam a vida, e a investigação sobre as causas está sendo conduzida pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

Foto: divulgação

Condições meteorológicas adversas na rota

O Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), responsável pela reconstituição das condições meteorológicas no momento do voo, identificou que o avião enfrentou uma zona crítica ao cruzar uma formação de gelo severo. O meteorologista Humberto Barbosa, coordenador do Lapis, destacou que a aeronave permaneceu por cerca de dez minutos sob uma camada de gelo severo, o que, segundo ele, é um período significativo para uma situação tão desfavorável.

A análise revelou ainda que a aeronave enfrentou ventos fortes, com velocidades em torno de 53 km/h, que contribuíram para a instabilidade do voo. A combinação de gelo severo e ventos fortes representou um grande desafio para a tripulação, que precisava lidar com uma situação que exigia uma ação imediata, conforme descrito no manual da aeronave.

Problemas anteriores no sistema de degelo

O jornal O Globo teve acesso a um laudo que revela que o sistema de degelo da aeronave esteve inoperante em pelo menos seis ocasiões diferentes durante três dias de julho de 2023. No entanto, a empresa aérea afirma que o sistema estava funcionando corretamente no dia do acidente. Segundo o manual do ATR 72-500, a presença de gelo severo pode degradar seriamente a performance e a controlabilidade da aeronave se o sistema antigelo não for eficaz.

Condições meteorológicas no dia do acidente

No dia do acidente, a região de São Paulo estava sob a influência de uma frente fria, agravada por um ciclone extratropical que se formou sobre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, além da fumaça de queimadas da Amazônia que chegou ao Sudeste. Essa combinação de fatores intensificou as condições de voo, deixando as nuvens ainda mais frias e a água em estado líquido, mas extremamente gelada, o que facilitou a formação rápida de gelo nas superfícies da aeronave.

Tentativas de estabilização e impacto

A caixa-preta da aeronave registrou momentos de tensão na cabine, com o copiloto, Humberto de Campos Alencar e Silva, questionando sobre a necessidade de "dar potência" à aeronave, numa tentativa de estabilizá-la. Contudo, as tentativas da tripulação não foram suficientes para evitar a queda, que ocorreu cerca de um minuto após a constatação da perda de altitude. O impacto foi inevitável, resultando na tragédia que vitimou todos a bordo.

A investigação continua em andamento, com os especialistas analisando todos os dados disponíveis para determinar as causas exatas que levaram ao trágico acidente.

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