Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Polícia

Empresário de BH é alvo de operação que descobre produtos roubados e vencidos em supermercados

Polícia Civil investiga fraudes em documentos e sonegação fiscal; candidatos a emprego também foram vítimas de golpes

15/08/2024 às 11:15 por Redação Plox

Uma operação da Polícia Civil em Belo Horizonte desmantelou um esquema criminoso envolvendo o proprietário de dois supermercados, que além de vender produtos roubados e vencidos, utilizava métodos fraudulentos para enganar candidatos a emprego e sonegar impostos. Durante a ação realizada na última terça-feira (13 de agosto), foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão, além de um mandado de prisão preventiva contra o empresário, de 30 anos.

Foto: POLÍCIA CIVIL / DIVULGAÇÃO

Fraudes e sonegação fiscal

A investigação, conduzida pela 1ª Delegacia Especializada de Investigação de Fraudes, parte do Departamento Estadual de Combate à Corrupção e Fraudes (Deccof), revelou uma organização criminosa que abria empresas em nome de "laranjas" para fraudar documentos públicos e sonegar impostos. Durante a operação, a polícia descobriu que 10 CNPJ's estavam cadastrados em um único endereço, evidenciando a complexidade do esquema.

Produtos roubados e impróprios para consumo

Na operação, a polícia apreendeu uma carga de café e outros alimentos com a marca de uma grande rede de supermercados, que foram posteriormente identificados como produtos roubados. Além disso, os policiais encontraram diversos alimentos impróprios para consumo, levando à imediata intervenção da Vigilância Sanitária de Belo Horizonte. Os produtos vencidos foram descartados, e a Cemig foi acionada após a constatação de furto de energia elétrica nos supermercados, um crime conhecido como "gato".

Golpes com documentos de candidatos a emprego

O esquema criminoso do empresário ia além das fraudes fiscais. De acordo com a Polícia Civil, o suspeito também aplicava golpes em pessoas que buscavam emprego em seus supermercados. "Segundo levantamentos, uma das modalidades de estelionato praticada pelo líder consistia em entrevistar pessoas para supostas vagas de emprego em seus supermercados. De posse da documentação dos candidatos, o investigado utilizava os dados dessas pessoas para praticar outros golpes", detalhou a Polícia Civil.

Prisões e desdobramentos

Além do empresário, uma mulher de 48 anos foi presa em flagrante por posse ilegal de arma de fogo durante a operação. Ela responderá ao crime em liberdade após o pagamento de fiança. As investigações continuam, com a polícia buscando identificar outros possíveis envolvidos na organização criminosa.

Compartilhar a notícia

para você
POUPANÇA-CALCULADORA-DINHEIRO
ECONOMIA

Poupança perde para a inflação em fevereiro e interrompe sequência de ganhos

Rentabilidade real da caderneta fica negativa, contrariando tendência de ganho observada desde o ano passado

fachada do Hospital e Maternidade Vital Brazil
SAúDE

FSFX apresenta balanço dos atendimentos realizados no Hospital de Timóteo

Os atendimentos são feitos com o padrão FSFX e a maioria dos atendimentos são realizados pelo SUS

usiminas
EMPREGO

Usiminas divulga 200 vagas de emprego em Ipatinga

Cadastro dos currículos será feito pelo site divulgado na matéria

FAMOSOS

Jojo Todynho planeja nova cirurgia após perder 60 kg: "Vou ficar absurda"

Influenciadora se prepara para remover excesso de pele e fazer alterações nas pernas em 2025.