Hugo Motta envia ao Conselho de Ética pedidos de cassação contra Eduardo Bolsonaro
Deputado é alvo de quatro representações por articular sanções contra o Brasil nos EUA; outros 10 parlamentares também foram citados
Por Plox
15/08/2025 15h48 - Atualizado há 20 dias
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), encaminhou nesta sexta-feira (15) ao Conselho de Ética 20 representações contra 11 parlamentares por possíveis quebras de decoro. Entre os alvos está o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que concentra quatro desses pedidos.

As representações contra o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro foram protocoladas por partidos como PT e PSOL, que pedem a cassação de seu mandato. As legendas alegam que o deputado articulou, em território norte-americano, ações que visavam impor sanções ao Brasil e ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Além de Eduardo Bolsonaro, a lista de parlamentares citados inclui Célia Xakriabá (PSOL-MG), Kim Kataguiri (União-SP), Sargento Fahur (PSD-PR), José Medeiros (PL-MT), Guilherme Boulos (PSOL-SP), Delegado Éder Mauro (PL-PA), Gustavo Gayer (PL-GO), Gilvan da Federal (PL-ES), André Janones (Avante-MG) e Lindbergh Farias (PT-RJ).
Os três últimos nomes mencionados acumulam mais de uma representação, reforçando o peso das acusações. Agora, o destino das denúncias está nas mãos do presidente do Conselho de Ética, Fábio Schiochet (União-SC), que decidirá sobre a admissibilidade e o prosseguimento dos processos.