Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Novo teste de HPV no SUS promete revolucionar prevenção do câncer do colo do útero

Exame de DNA detecta 14 tipos do vírus e deve substituir o papanicolau com maior eficácia e menos intervenções

15/08/2025 às 21:53 por Redação Plox

O Sistema Único de Saúde (SUS) passou a ofertar nesta sexta-feira (15) um novo teste de biologia molecular, chamado DNA-HPV, para o rastreamento do câncer de colo do útero. A tecnologia, que detecta 14 genótipos do papilomavírus humano, promete substituir gradualmente o tradicional exame papanicolau.


Imagem Foto: Isabella Mayer/SECOM

Segundo o Ministério da Saúde, o exame identifica a presença do HPV mesmo antes do surgimento de lesões ou sintomas, aumentando significativamente a precisão diagnóstica. A principal vantagem é a possibilidade de ampliar os intervalos entre coletas para até cinco anos em casos de resultado negativo, reduzindo custos e procedimentos desnecessários.


O novo teste é uma alternativa mais sensível, especialmente útil para alcançar populações em áreas de difícil acesso ou com pouca estrutura de saúde. A coleta do exame continua sendo feita por via ginecológica, com amostra da secreção do colo do útero, mas agora o material é armazenado em um tubo com líquido conservante e enviado ao laboratório para análise de DNA do vírus.


Desenvolvido pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná (Fiocruz), o teste foi incorporado à rede pública após aprovação da Conitec em 2024, e está sendo inicialmente implementado em 12 estados brasileiros: Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Bahia, Pará, Rondônia, Goiás, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal. A escolha dessas localidades se deu pela presença de serviços de referência para exames complementares como colposcopia e biópsia.


A aplicação começa por um município em cada estado, com expansão gradual até atingir cobertura nacional até o fim de 2026. A meta é atender, anualmente, 7 milhões de mulheres entre 25 e 64 anos.


O HPV é apontado como a principal causa do câncer de colo do útero, terceiro tipo mais frequente entre mulheres no Brasil, com cerca de 17 mil novos casos por ano. O país registra 20 mortes por dia em decorrência da doença, sendo o tipo de câncer que mais mata mulheres na região Nordeste. A Organização Mundial da Saúde classifica o teste de HPV como padrão ouro para detecção precoce e considera a nova medida um passo essencial para eliminar o câncer de colo do útero como problema de saúde pública até 2030.


Compartilhar a notícia

Veja também
 FOTO: Reprodução
SAúDE

Perda da ex-jogadora de vôlei Ana Paula Borgo acende alerta sobre câncer de estômago

O câncer de estômago é um dos mais frequentes no Brasil e representa um motivo de preocupação para a saúde pública.

SAúDE

"Quando o celular vira 'melhor amigo': o vício digital que isola idosos"

Famílias relatam isolamento, dependência digital e problemas cognitivos associados ao uso excessivo de dispositivos móveis por idosos

Capa
SAúDE

Neuropediatra Marcone Oliveira lança primeiro livro em Ipatinga e revela detalhes no PodPlox

PodPlox é o programa de entrevistas oficial da Plox Brasil, no modelo podcast, transmitido ao vivo e que também pode ser acessado posteriormente por livre demanda

Mais farmácias do Vale do Aço passam a vender canetas contra obesidade
SAúDE

Mais farmácias do Vale do Aço passam a vender canetas contra obesidade

Novo medicamento injetável, indicado para obesidade e sobrepeso, promete redução de até 22% do peso corporal com prescrição médica e acompanhamento profissional

para você
Investigado por fraude no INSS doou R$ 100 mil a PT e PP em 2022
POLíTICA

Investigado por fraude no INSS doou R$ 100 mil a PT e PP em 2022

Empresário investigado por ligação com esquema no INSS confirmou doações a partidos e políticos de diferentes espectros ideológicos

Congado São Sebastião
LAZER

Documentário conta a história dos 125 anos do Congado de São Sebastião de Timóteo

O projeto foi fomentado com recursos do Fundo Municipal de Cultura por meio da Lei Aldir Blanc

PM quebra as pernas após ser atropelado em abordagem em Minas
POLíCIA

PM quebra as pernas após ser atropelado em abordagem em Minas

Suspeito não respeitou ordem de parada e bateu motocicleta em cima de agente, que foi levado para um hospital

Damares alerta: 'cuidado' com aliança de Bolsonaro e Ciro Gomes
POLíTICA

Damares alerta: 'cuidado' com aliança de Bolsonaro e Ciro Gomes

Senadora recorda processo contra Ciro após ataques pessoais e questiona pacto político