Fretadores de ônibus e vans fazem carreata e buzinaço em frente à ALMG

Protesto é contra o PL 1.155/2015 que regulamenta o transporte coletivo intermunicipal fretado

Por Plox

15/09/2021 15h39 - Atualizado há cerca de 3 anos

Nesta quarta-feira (15) uma carreata organizada por fretadores de ônibus e vans saiu da Cidade Administrativa, na Região de Venda Nova e da área do Mineirão e fez um buzinaço em frente à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O protesto dos manifestantes é contra o PL 1.155/2015 que regulamenta o transporte coletivo intermunicipal fretado.

As pessoas que pedem o veto do PL levaram cartazes e faixas que foram amarradas nos ônibus com os dizeres “Deixa o fretador trabalhar”, “O turismo pede socorro”, “Deixa a Buser em Minas”.

O PL que é de autoria do deputado Alencar da Silveira Júnior (PDT) foi aprovado em primeiro turno no dia 25/8 e no dia 31 do mês passado foi aprovado no plenário. Agora ele aguarda o governador Romeu Zema (Novo) sancionar ou vetar.

Foto: Reprodução
Foto: Divulgação

 

Algumas medidas do projeto estabelecem que esse tipo de transporte deverá respeitar o circuito fechado, ou seja, a exigência de transportar um mesmo grupo de pessoas em datas predefinidas em trajetos de ida e volta, o envio de uma lista com nomes dos passageiros com o prazo de no mínimo seis horas antes da viagem.

A lista poderá sofrer alteração até o início do primeiro trecho da viagem, mas com o limite de dois passageiros ou de 20% da capacidade do veículo, o que for maior. Além disso, terá medidas sobre a garantia de segurança dos veículos, que serão mais rigorosos de acordo com o ano de fabricação do automóvel.

O prazo para Zema vetar ou sancionar o projeto é até o fim de setembro. Nas publicações do governador nas redes sociais é possível ver diversas manifestações como #VetaZema e #BuserSim.
 

Destaques