Asteroide 2024 PT5 se tornará 'mini-lua' temporária da Terra em setembro

Asteroide com 10 metros de diâmetro será capturado pela gravidade da Terra e permanecerá em sua órbita por um breve período

Por Plox

15/09/2024 21h10 - Atualizado há 4 meses

A Terra vai ganhar uma nova "mini-lua" a partir de 29 de setembro, quando um asteroide de 10 metros de diâmetro, chamado 2024 PT5, será capturado pela gravidade do planeta e entrará temporariamente em sua órbita. O fenômeno, embora interessante, não será visível a olho nu.

Captura temporária e breve estadia

Detectado pelo Sistema de Alerta de Impacto Terrestre de Asteroides (ATLAS) em agosto, o 2024 PT5 foi descoberto pelos astrônomos Carlos de la Fuente Marcos e Raúl de la Fuente Marcos, da Universidade Complutense de Madrid, na Espanha. Eles explicam que o asteroide permanecerá orbitando a Terra por um curto período de aproximadamente 53 dias, devendo deixar a órbita terrestre em 25 de novembro.

Características do 2024 PT5

O asteroide 2024 PT5 é descrito pela revista científica Research Notes of the AAS como "um objeto pequeno, com aproximadamente 10 metros de diâmetro". Devido ao seu tamanho reduzido, será difícil observá-lo, mesmo com alguns telescópios menos potentes, conforme relatado pela versão americana do site de tecnologia Gizmodo.

Origem e futuros encontros

Os cientistas acreditam que o 2024 PT5 pode ter se originado no cinturão de Arjuna, uma região que contém objetos com órbitas próximas à da Terra. Após sair da órbita terrestre em novembro, o asteroide deve se aproximar novamente do planeta em 9 de janeiro de 2025, e depois apenas em 2055, mais de 30 anos após o próximo encontro.

Fenômeno invisível a olho nu

Apesar do nome "mini-lua", diferentemente da Lua, o 2024 PT5 não será visível sem o auxílio de instrumentos, destacando-se como um fenômeno astronômico discreto, mas ainda assim, um evento curioso para os cientistas e entusiastas da astronomia.

Destaques