Médico recifense pede desculpas após elogiar assassino de Charlie Kirk
Ricardo Jorge Barbosa perdeu emprego, teve visto americano cancelado e está sendo investigado pelo CREMEPE
Por Plox
15/09/2025 17h15 - Atualizado há cerca de 2 horas
O neurocirurgião pernambucano Ricardo Jorge Barbosa se viu no centro de uma grande polêmica após uma publicação sobre a morte do ativista conservador norte-americano Charlie Kirk. O comentário resultou em sua demissão, na perda do visto dos Estados Unidos e ainda motivou a abertura de uma investigação por parte do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (CREMEPE).

Em nota, o médico pediu desculpas à família de Kirk, afirmando que seu posicionamento foi distorcido em redes sociais.
“Peço desculpas à família enlutada e registro que montagens e sobreposições de imagens distorceram o conteúdo original, em nada condizendo com os princípios que sempre nortearam minha conduta pessoal e profissional: o respeito à vida e à ética”
, escreveu.Apesar da retratação, Barbosa relatou que sua família passou a ser alvo de ameaças desde que o caso repercutiu. Ele declarou que a frase foi infeliz e retirada de contexto:
“Trata-se de uma colocação infeliz, fora de contexto e divulgada por pessoas alheias ao meu círculo”
.
A polêmica se originou após a postagem em que o neurocirurgião escreveu:
“Um salve a este companheiro de mira impecável. Coluna cervical”
, em referência ao autor dos disparos que mataram Charlie Kirk. A mensagem foi interpretada como um elogio ao assassino.Diante da repercussão, a clínica onde ele atendia, Recife Day Clinic, anunciou em comunicado que rompeu de forma definitiva o vínculo com o profissional. O texto ressaltou que as opiniões dele não refletem os princípios da instituição.
“Diante da gravidade do ocorrido, comunicamos que o profissional em questão foi BANIDO DEFINITIVAMENTE de suas atividades no RECIFE DAY CLINIC”
, destacou o documento.
O CREMEPE confirmou que instaurou uma apuração para analisar a conduta do médico. A entidade reforçou que as investigações vão seguir os trâmites legais e éticos da categoria.
Assim, o caso envolvendo Ricardo Jorge Barbosa se tornou um dos principais pontos de debate recente no meio médico e nas redes sociais, ampliando a repercussão internacional devido ao cancelamento do visto americano do neurocirurgião.