Receita Federal terá sistema digital 156 vezes maior que o Pix
Plataforma criada pela reforma tributária deve processar 70 bilhões de operações por ano e começa a funcionar no próximo ano
Por Plox
15/09/2025 09h32 - Atualizado há cerca de 7 horas
Um novo sistema digital da Receita Federal, fruto da reforma tributária, está prestes a transformar a estrutura de controle fiscal e contábil do país. A plataforma, que deve entrar em vigor a partir do próximo ano, será 156 vezes maior que o Pix em capacidade de operação e 11 vezes superior ao sistema atual utilizado pela Receita.

De acordo com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a nova ferramenta terá condições de processar cerca de 70 bilhões de documentos e operações por ano. O anúncio foi feito durante a abertura do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS).
\"Agora, para que vocês tenham uma ideia da dimensão, o sistema da reforma tributária será 156 vezes maior do que todo o Pix do país. Em volume de informação, com mais de 70 bilhões de documentos processados anualmente, o sistema será 11 vezes maior que o atual sistema da Receita Federal, dedicado às notas fiscais e eletrônicas\", destacou o ministro.
A construção da plataforma exigiu um investimento de R$ 1,6 bilhão em tecnologia. A implementação ocorrerá de forma gradual, começando no próximo ano e com previsão de funcionamento pleno até 2033. O objetivo é dar suporte às novas regras trazidas pela reforma tributária, que exigirão integração digital em larga escala.
A expectativa do governo é de que a inovação garanta mais eficiência na fiscalização e na gestão tributária, atendendo às demandas de um sistema unificado capaz de lidar com o enorme volume de dados gerado pela economia brasileira.