Mega guindaste coloca árvore em topo de prédio em Ipatinga

Essa espécie demora até 100 anos para dar frutos

Por Plox

15/10/2019 16h48 - Atualizado há mais de 4 anos

Um guindaste de grandes proporções foi acionado nesse sábado (12) para elevar uma árvore ao topo de um prédio de 16 andares, que está sendo concluído pela WR Construtora, na rua Palmeiras, no bairro Horto em Ipatinga-MG.

A ação foi toda acompanhada pelo empresário Wallace Barreto e sua esposa Rosana Barreto, proprietários pela WR Construtora, responsável pela edificação e pelo Gerente Comercial Wanderson Dias. A árvore escolhida para ornamentar o prédio é uma Tamareira, um tipo de palmeira extensivamente cultivada pelos seus frutos comestíveis, as tâmaras.

DivulgaçãodgjWallace Barreto e sua esposa Rosana Barreto.

DivulgaçãoWhatsApp Image 2019-10-15 at 16.34.04Wallace Barreto e o Gerente Comercial Wanderson Dias.

A árvore pode chegar até 25 metros de altura e suas folhas a 3 metros de comprimento. Wallace Barreto contou ao PLOX que existe um simbolismo com a escolha dessa árvore. “É uma árvore historicamente mencionada nos tempos em que Jesus Cristo passou pela Terra, também conhecida pelo tempo que ela demora para frutificar”, disse.

Reproduçãorico-marlon-0

O tempo natural que a Tamareira leva para dar frutos é de aproximadamente 100 anos, mas com os avanços da tecnologia e experiências genéticas feitas em mudas já conseguiram reduzir o tempo de espera nas plantas modificadas.

Veja o vídeo:

Esse longo tempo para frutificar gerou um dos mais conhecidos ditados. “Quem planta tâmaras, não colhe tâmaras”.

Reproduçãodfgjdk

O empresário também informou que houve todo um cuidado com a engenharia e a construção para resistir ao peso da árvore. Mesmo ela sendo considerada uma árvore nova, o peso desta que foi colocada, ultrapassa as duas toneladas.

Outra unidade da mesma espécie também foi plantada na entrada do prédio. 
 

Destaques