Praia Acessível: terceira estação do projeto é inaugurada na praia de Majorlândia, em Aracati
A estrutura oportuniza o acesso ao mar a pessoas com deficiência, pessoas idosas e com baixa mobilidade; serviço funcionará mediante agendamento
Por Plox
15/10/2021 12h43 - Atualizado há cerca de 3 anos
Para o pequeno Záyon Andrade, de 9 anos, a felicidade ganhou a forma do mar na manhã desta sexta-feira (15). Ele foi um dos primeiros banhistas que experimentaram o acesso ao mar possibilitado pela estação do Praia Acessível implantada pelo Governo do Ceará em Majorlândia, no município de Aracati. O equipamento foi entregue pela primeira-dama do Estado, Onélia Santana, acompanhada da secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, Socorro França, e da secretária-executiva da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Lia Gomes; além de autoridades locais.
“É muito importante esse projeto não só para ele, que é criança, mas também para adultos e outras pessoas que vêm para entrar na praia de Majorlândia com mais tranquilidade e cuidado. Esse projeto vai beneficiar muitas crianças não só daqui de Majorlândia, mas as que vêm à localidade para passar o dia”, afirmou Katiuscia Andrade, 39, dona de casa e mãe do Záyon, que é portador de paralisia cerebral.
O projeto Praia Acessível integra o pilar Tempo de Brincar do Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama, e é realizado pela SPS por meio do programa Ceará Acessível. A iniciativa possibilita o acesso ao mar a pessoas com deficiência, pessoas idosas e com baixa mobilidade. Até o momento, aproximadamente 8 mil pessoas já foram atendidas nas estações do Praia Acessível de Fortaleza.
“Que bom que estou aqui com vocês nesta manhã maravilhosa, como esse mar que Deus nos presenteou. As pessoas com deficiência física vão poder ter acesso também, tomar banho, e isso é importante para o emocional e bem-estar. É isso que a gente tem que deixar, uma cidade para todos, e um Ceará que possa proporcionar alegria e desenvolvimento para pessoas”, afirmou Onélia Santana, destacando a parceria com a gestão municipal.
Com investimento de cerca de R$ 188 mil do Governo do Ceará, a estação da praia de Majorlândia fica localizada ao lado direito do platô, e dispõe de três cadeiras anfíbias, quatro esteiras e material esportivo como vôlei adaptado, frescobol, piscina plástica, cadeiras, mesa e guarda-sóis. Uma equipe com técnicos e guarda-vidas já foi qualificada para atender ao público local e aos turistas que desejarem conhecer e utilizar o projeto. A unidade funcionará de quarta a sexta, das 9h às 12h, mediante agendamento pelo telefone da Secretaria de Cidadania e Assistência Social de Aracati: (88) 3421-4844.
A titular da SPS falou sobre a diferença que o projeto faz na vida das pessoas. “A gente se emociona ao ver uma pessoa entrar no mar dizendo que é a primeira vez depois de 40 ou 50 anos. Isso é política pública de inclusão e respeito ao ser humano”, relatou Socorro França.
“Esse momento é simbólico para as gestões estadual e municipal. Uma palavra diz tudo: inclusão, que significa respeito pelas pessoas e minorias.”, reforçou o prefeito de Aracati, Bismarck Maia.