Filho de brasileiro morre em ataque do Hamas
Ataque ao festival Universo Paralello deixa quatro brasileiros mortos e ressoa em ambas as nações
Por Plox
15/10/2023 14h02 - Atualizado há 12 meses
O sul de Israel foi palco de uma trágica virada quando o festival de música eletrônica Universo Paralello foi atacado pelo grupo extremista Hamas. Entre as vítimas, estava Gavriel Yishay Barel, 22 anos, filho de brasileiro, cuja vida foi tragicamente interrompida durante o ataque que deixou mais de 260 mortos. A embaixada brasileira em Israel confirmou a fatalidade, proporcionando um vislumbre sombrio do custo humano do conflito em curso.
Gavriel: entre duas culturas
A familiaridade de Gavriel com o Brasil era mais do que simples descendência. "O menino é fanático pelo Brasil, adorava a nossa música e futebol", compartilhou um familiar. Ele era um dos filhos de Jayro Varella Filho, que se mudou para Israel há 30 anos para estudar judaísmo ortodoxo. Gavriel, que nasceu em Israel e tinha cidadania brasileira, será enterrado em Tsefat, no norte de Israel, local que foi escolhido devido à proximidade com família e amigos. O jovem foi dado como desaparecido após o ataque, com o carro sendo encontrado a duas horas do local do evento.
Brasileiros no epicentro do conflito
Além de Gavriel, outros três brasileiros foram vitimados pelo violento ataque ao festival. Bruna Valeanu, Ranani Nidejelski Glazer e Karla Stelzer Mendes também perderam suas vidas no atentado do Hamas, de acordo com confirmações do governo federal. Todos eles viviam em Israel há alguns anos, e pelo menos dois deles possuíam cidadania israelense. Essas perdas repercutem profundamente em ambas as nações, trazendo uma dimensão ainda mais pessoal e dolorosa ao conflito para muitos indivíduos e famílias.