Governo deve decidir hoje sobre retorno do horário de verão em 2024

Possibilidade de retorno da medida ganha força em meio à crise energética provocada por forte estiagem

Por Plox

15/10/2024 06h40 - Atualizado há 6 dias

O governo federal deve tomar uma decisão nesta semana sobre a reintrodução do horário de verão em 2024, uma medida sugerida pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) como forma de aliviar a demanda energética do país, que enfrenta uma grave estiagem. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o tema será discutido com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta terça-feira (15).

Foto: Arquivo/Agência Brasil

 

O período mais adequado para a adoção do horário de verão, de acordo com Silveira, seria entre 15 de outubro e 30 de novembro. No entanto, o presidente Lula já indicou que qualquer decisão só será implementada após o segundo turno das eleições, previsto para o dia 27 de outubro.

Caso o governo opte pela volta da medida, será necessário um prazo mínimo de 20 dias para a implementação. A discussão sobre o retorno do horário de verão vem ganhando força desde setembro, quando queimadas e a falta de chuvas aumentaram a pressão sobre o sistema energético. A última vez que o horário de verão foi adotado foi em 2019, sendo extinto pelo então presidente Jair Bolsonaro, que alegou que a medida não gerava mais a economia prevista.

Segundo Silveira, o retorno do horário de verão será considerado apenas se houver uma necessidade urgente. "Se não, vamos aguardar o início do período hídrico em dezembro e avaliar para o próximo ano", disse o ministro.

Destaques