Jiboias emitem som único para afastar predadores, descobrem pesquisadores brasileiros
Estudo revela que cada serpente tem um ruído branco característico ao se sentir ameaçada.
Por Plox
15/10/2024 11h08 - Atualizado há cerca de 2 meses
Pesquisadores no Brasil descobriram que as jiboias, ao se sentirem ameaçadas, emitem um som alto ao puxar e soltar o ar, conhecido como ruído branco. Essa pesquisa inédita revelou que cada serpente possui uma "voz" particular, diferenciando-se das demais da espécie.
O estudo, publicado na revista Behaviour, envolveu a análise de seis jiboias entre 2019 e 2024, tanto em vida livre quanto em cativeiro. A bióloga Nathalie Citeli, autora principal do artigo, destacou que todas as serpentes examinadas emitiam esse som ao serem abordadas a 1,5 metro de distância.
O ruído branco, conforme descrito, é semelhante a um chiado irregular e sem frequência definida. Acredita-se que esse som seja uma estratégia para atingir predadores com diferentes capacidades auditivas, como aves e mamíferos, incomodando-os.
A pesquisa revelou que as jiboias podem emitir de quatro a doze sons por minuto, sem fins de comunicação entre si, apenas para afastar outros animais. Outro achado importante foi a identificação de uma "impressão digital sonora" para cada jiboia, com variações de som que podem ser atribuídas ao tamanho da boca e à quantidade de ar inspirada.