Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Maioria dos adultos apoia proibição de celulares em escolas

Pesquisa revela ampla concordância sobre restrição ao uso de celulares em sala de aula

15/10/2024 às 10:29 por Redação Plox

Uma pesquisa do Instituto Locomotiva, em parceria com a QuestionPro, aponta que 80% dos adultos defendem a proibição do uso de celulares em escolas. Entre os pais, o apoio à medida sobe para 82%, enquanto 72% dos entrevistados sem filhos também concordam com a restrição. O índice é ainda maior entre pessoas com 61 anos ou mais, com 87% favoráveis à proibição.

O tema tem sido discutido no Ministério da Educação, que está elaborando um projeto de lei para regulamentar a proibição, além de estar em debate na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. De acordo com Gabrielle Selani, gerente de pesquisa quantitativa do Instituto Locomotiva, a concordância sobre o assunto é ampla e não apresenta divergências entre diferentes perfis da sociedade, atravessando faixas etárias e gêneros.

O estudo, que entrevistou 1.491 pessoas em todo o Brasil entre 24 de junho e 8 de julho, com margem de erro de 2,5 pontos percentuais, também revelou que 90% dos entrevistados acreditam que o uso excessivo de celulares está afastando as crianças de brincadeiras ao ar livre. Além disso, 69% afirmam que a idade ideal para ter o primeiro celular seria a partir dos 13 anos, embora 86% concordem que os jovens desejam ter um aparelho antes dessa idade.

Entre os principais efeitos negativos apontados pelos entrevistados sobre o uso de celulares na infância estão vício em tecnologia, aumento de ansiedade e depressão, distúrbios de sono, piora no desempenho escolar, dificuldades nas relações sociais e maior exposição ao cyberbullying.

Freepik

Gabrielle Selani destaca que, além da proibição em sala de aula, é importante monitorar o tempo de uso e o conteúdo acessado pelas crianças, ressaltando que o impacto do uso descontrolado de telas afeta toda a sociedade.

Compartilhar a notícia

Veja também
Michelle Bolsonaro participa de ato em Belém e clama por liberdade
POLíTICA

Michelle Bolsonaro participa de ato em Belém e clama por liberdade

Durante manifestações do 'Reaja, Brasil', ex-primeira-dama pede reação contra a censura e injustiças

Lula fará sua nona indicação ao STF e terá quase metade da Corte sob sua escolha
POLíTICA

Lula fará sua nona indicação ao STF e terá quase metade da Corte sob sua escolha

Com a saída antecipada de Barroso, presidente volta a indicar nome para o Supremo e consolida presença expressiva no tribunal

lula
POLíTICA

Em visita a São Sebastião, Lula promete reconstrução de casas em áreas seguras

Presidente visitou a região, onde chuvas deixaram 36 mortos

JOSÉ CRUZ/AGÊNCIA BRASIL/ARQUIVO
POLíTICA

Movimento legislativo busca revogar criminalização da vadiagem no Brasil

Projetos de lei visam eliminar a pena de prisão para indivíduos desempregados e incapazes de se sustentar, destacando a penalização da pobreza pela legislação atual

para você
encontrão
EDUCAçãO

Unileste realiza Encontrão pré-universitário

Aberto ao público e gratuito, o evento promove verdadeira imersão no mundo universitário para estudantes de ensino médio, cursos pré-vestibulares e técnicos e interessados em ingressar no curso superior.

Motorista de Timóteo morre após colisão frontal entre carretas no Espírito Santo
GERAL

Motorista de Timóteo morre após colisão frontal entre carretas no Espírito Santo

José Vitor de Souza Matos, de 25 anos, morreu no local; outro homem foi socorrido em estado grave após o acidente na zona rural

'Está morta’: padrasto revela crime ao pai após matar enteada
POLíCIA

'Está morta’: padrasto revela crime ao pai após matar enteada

Corpo de Maria Clara foi encontrado concretado no quintal; mãe e padrasto confessaram o crime, que teve indícios de premeditação.

Foto: Reprodução - Instagram - @virginia
FAMOSOS

Alerta de Onça em condomínio de celebridades em Goiânia

Associação de moradores emite aviso de precaução após avistamento de felino