Selecionados para a quinta edição do Trilhas de Futuro já podem realizar a matrícula presencialmente nas instituições

Ao todo, os estudantes podem optar entre 78 cursos, com novas opções como técnico em brinquedoteca, cervejaria e defesa civil.

Por Plox

15/10/2024 13h20 - Atualizado há 6 dias

Os alunos selecionados para os cursos técnicos gratuitos oferecidos pelo programa Trilhas de Futuro têm até 29 de outubro para garantir suas vagas. As matrículas precisam ser realizadas presencialmente na instituição em que o candidato foi alocado, conforme o resultado divulgado em 11 de outubro.

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Nesta edição, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) disponibilizou mais de 50 mil vagas em 130 municípios, envolvendo 156 instituições de ensino técnico. Ao todo, os estudantes podem optar entre 78 cursos, com novas opções como técnico em brinquedoteca, cervejaria e defesa civil. Os resultados podem ser consultados no site oficial do projeto.

Kellen Senra, subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE/MG, reforça a importância de os selecionados comparecerem à instituição indicada para confirmar a matrícula no Trilhas de Futuro. Ela também destacou o recorde de inscrições nesta edição, com 50 mil selecionados em todo o estado. Aqueles que não efetuarem a matrícula até a data limite perderão a vaga.

O Trilhas de Futuro, o maior programa de acesso a cursos profissionalizantes realizado pelo Governo de Minas, oferece uma ajuda de custo de R$ 20,00 por dia para alimentação e transporte dos estudantes. As aulas começarão em 3 de fevereiro de 2025.

Documentação necessária

Com mais de 346 mil inscrições, a seleção foi feita considerando a disponibilidade de vagas, os cursos oferecidos e as preferências dos candidatos, de acordo com os critérios de prioridade estabelecidos pela Resolução SEE nº 5.047/2024.

Para confirmar a matrícula, os estudantes ou responsáveis devem comparecer à instituição designada com a seguinte documentação:

  • Documento de identidade ou certidão de nascimento (original e cópia);
  • CPF do estudante (obrigatório);
  • Comprovante de residência (original e cópia) em nome dos pais, responsáveis ou do próprio estudante;
  • Declaração de escolaridade (para estudantes que ainda estão no ensino médio);
  • Histórico escolar ou declaração de conclusão (para egressos do ensino médio).

Se o estudante for menor de idade, é necessário apresentar também os documentos dos pais ou responsáveis. Os alunos do 1º ano do ensino médio precisam apresentar uma declaração de matrícula no 2º ano para garantir a vaga até o início das aulas.

Vagas remanescentes

Aqueles que não foram contemplados na chamada regular terão uma nova oportunidade entre os dias 12 e 22 de novembro, quando serão oferecidas as vagas remanescentes. Qualquer candidato poderá se inscrever, seguindo os critérios de participação estabelecidos pela Resolução SEE nº 5.047/2024, que prioriza a ordem de inscrição.

As vagas disponíveis serão divulgadas no site do Trilhas de Futuro, e os candidatos poderão escolher entre as opções remanescentes de cursos e instituições.

Sobre o Trilhas de Futuro

Criado em 2021, o Trilhas de Futuro oferece cursos técnicos gratuitos para estudantes do ensino médio e egressos em instituições públicas e privadas credenciadas. A seleção é baseada em critérios de escolaridade e rede de ensino.

Desde seu lançamento, o programa já formou mais de 56 mil profissionais e atualmente possui mais de 82 mil estudantes matriculados. Ao longo das edições, mais de 1,2 milhão de pessoas já se inscreveram, consolidando o Trilhas de Futuro como uma das principais iniciativas de qualificação profissional em Minas Gerais.

Destaques