Vacinação contra o Sarampo para adultos começa nesta segunda-feira em Fabriciano

Por Plox

15/11/2019 08h02 - Atualizado há mais de 4 anos

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, inicia nesta segunda-feira, 18/11, a 2º etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Até o dia 30 de novembro, o foco da campanha é a população adulta na faixa etária de 20 a 29 anos não vacinada.

A expectativa é imunizar 95% do púbico alvo, estimado em 18.890 pessoas no município. Em Fabriciano, a Prefeitura vai adotar estratégias para ampliar a vacinação: a sala de vacinação do Corujão, no bairro Santa Cruz, funcionará em horário estendido das 18 às 21h, até o fim do mês. “É uma faixa etária que trabalha e estuda durante a semana e não pode comparecer a unidade de saúde no horário habitual. Por isso, ao invés de abrir as unidades de saúde no Dia D (30/11), optamos pelo horário estendido. E se der certo, vamos estender esta ação por mais tempo”, ressalta a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica e Imunização, Tatiana Cunha.

Foto: Reprodução 105839715 sarampion1

Para receber dose, basta comparecer a Unidade Básica de Saúde de referência munido de documento pessoal e cartão vacinal para atualização.

SINTOMAS

Os principais sintomas do sarampo são: erupções ou manchas vermelhas, febre acompanhada de tosse forte ou seca; dores musculares; irritação nos olhos; nariz escorrendo ou entupido; dores de cabeça e garganta; mal-estar intenso e até perda de apetite.

A transmissão do vírus de pessoa a pessoa ocorre por meio da tosse, fala, espirro e no ato de respirar. Pode ocorrer entre quatro dias antes e quatro dias depois do aparecimento das manchas vermelhas no corpo. É fundamental estar atento à persistência da febre, principalmente em crianças menores de cinco anos, pois indica gravidade do quadro.

Destaques