E-título apresenta instabilidade nesta manhã; eleitores devem ficar atentos
Segundo o TSE, o eleitor poderá justificar a ausência através do aplicativo
Por Plox
15/11/2020 07h36 - Atualizado há cerca de 4 anos
Porém, o aplicativo e-Título, disponibilizado pelo TSE para os eleitores que estiverem fora do município de votação justificarem o voto, apresentou instabilidade na manhã deste domingo (15), dia das eleições, em alguns lugares, acontece o primeiro turno. O horário de votação é sempre das 7h às 17h, no horário local.
O aplicativo, que pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Google Play, para celulares que usam o sistema operacional Android e App Store, para usuários de iPhone, até consegue ser baixado e instalado no celular do eleitor, porém, na hora de inserir os dados e autenticar, o aplicativo não entra.
Como o voto é obrigatório no país, todo eleitor que não comparecer a sua zona eleitoral no dia da eleição está igualmente obrigado a justificar a ausência, sob pena de ter suspensos diversos de seus direitos civis caso não regularize sua situação na Justiça Eleitoral.
Uma das justificativas aceitas para não ter ido votar é se o eleitor comprovar que estava fora dos limites geográficos de seu domicílio eleitoral, no dia de votação. Neste ano, em função da pandemia do novo coronavírus (covid-19), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu facilitar esse tipo de comprovação.
Foi adicionada ao aplicativo e-Título uma funcionalidade que permite justificar a ausência por meio do sistema de georrefenciamento disponível nos aparelhos celulares. A função é capaz de identificar se o eleitor está de fato fora de seu domicílio eleitoral.
Até o momento, o TSE não se pronunciou sobre a instabilidade do aplicativo.
Para quem não conseguir justificar pelo aplicativo, uma outra opção é justificar o voto através do site, pelo link: https://justifica.tse.jus.br/solicitacao-requerimento
O e-Título
A versão que trará o georreferenciamento, segundo o TSE, foi disponibilizada no dia 10 de novembro. Portanto, para ter acesso à ferramenta, quem já tem o programa instalado no celular deve ficar atento para atualizá-lo para a versão mais recente após a disponibilização do serviço.
A justificativa de ausência por meio de georreferenciamento pelo e-Título estará disponível somente no dia e no horário da votação. A justificativa por outras razões, como motivos de saúde, por exemplo, também poderá ser feita no aplicativo, mas somente depois da eleição, num prazo de 60 dias.
Em qualquer caso, o primeiro passo é baixar o e-Título e seguir o passo a passo mostrado na tela para realizar o cadastro na plataforma. Uma vez habilitado, para justificar a ausência no dia da votação o eleitor encontrará a opção no botão Mais opções, e depois em Justificativa de ausência. O procedimento deve ser feito para cada turno separadamente.
Outros meios para fazer a justificação continuam disponíveis, como o preenchimento do Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), que pode ser baixado na página do TSE e estará disponível também em papel nos cartórios eleitorais. Pela internet, é possível ainda utilizar o sistema Justifica.