Política

Brasil investe R$ 344 mil em evento de moda e gastronomia em Paris

Primeira-dama Janja Lula da Silva participa de ação promovida pela ApexBrasil para destacar criatividade e moda nacional na França; evento fez parte de missão oficial que custou R$ 2,1 milhões

15/11/2025 às 08:56 por Redação Plox

O governo gastou R$ 344 mil para promover o evento “Brasil, Criativo por Natureza”, que reuniu a primeira-dama Janja Lula da Silva e estilistas brasileiras em Paris, em junho deste ano.

Desfile contou com apoio da ApexBrasil e participação de Janja

O valor, confirmado pelo Ministério da Indústria e Comércio, foi destinado à realização do desfile, organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O evento teve como objetivo destacar criações nacionais na capital francesa, com a presença de Janja e da primeira-dama francesa, Brigitte Macron.

Custos detalhados após requerimento

A informação foi repassada ao deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO), que solicitou explicações sobre os gastos envolvidos na missão brasileira à França. Segundo o ministério, além dos R$ 344.462,40 especificamente para a ação com as estilistas, o valor total desembolsado durante a missão no país chegou a R$ 2,1 milhões. Esses recursos foram utilizados para toda a programação realizada pelo governo brasileiro em território francês.

Estilistas brasileiras e chef renomada em destaque

No Café de l’Homme, com vista para a Torre Eiffel, Janja acompanhou Brigitte Macron na apresentação das estilistas Angela Brito, Flavia Aranha, Marina Bitu, Rafaella Caniello e Celina Hissa. O presidente Lula estava em Paris, mas não participou do evento.

No cardápio, pratos da chef brasileira Morena Leite, conhecida por já ter cozinhado para chefes de Estado durante a cúpula do G20, no Rio de Janeiro. A presença de Morena destacou a gastronomia nacional entre os convidados internacionais.

Projeto integra promoção da criatividade e exportação

A ação fez parte de uma iniciativa voltada à promoção da moda e da criatividade brasileiras, articulando nomes de destaque do setor em um ambiente de visibilidade internacional. O evento procurou valorizar a produção de estilistas do Brasil em um dos principais centros da moda mundial.

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