Política

Haddad admite possível saída do Ministério da Fazenda após 2026

Ministro avalia sua gestão como positiva e afirma foco até o fim do mandato, mas não garante permanência em eventual novo governo Lula

15/11/2025 às 09:18 por Redação Plox

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, admitiu a possibilidade de deixar o comando da pasta em um eventual novo mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), caso o presidente seja reeleito em 2026.

Haddad declara que pode se afastar do Ministério da Fazenda

Haddad declara que pode se afastar do Ministério da Fazenda

Foto: Diogo Zacarias / MF)


Haddad avalia ciclo no Ministério da Fazenda

Em entrevista ao Broadcast/Estadão nesta quinta-feira (13), Haddad afirmou que seu trabalho foi satisfatório durante a gestão Lula 3, destacando que as tarefas solicitadas pelo presidente vêm sendo cumpridas desde que assumiu o cargo, em janeiro de 2023.

Segundo o ministro, não há discussões nem definições sobre quem assumiria a Fazenda caso Lula garanta mais um mandato, previsto para o período de 2027 a 2030. Ele afirmou ainda que a decisão será tratada no momento apropriado, reforçando que segue focado nas funções atuais.

Experiência e trajetória política

Com 62 anos, Haddad traz em seu currículo a passagem pelo Ministério da Educação entre 2005 e 2012, durante os governos Lula e início de Dilma Rousseff. Posteriormente, comandou a Prefeitura de São Paulo de 2013 a 2016. Desde o início do terceiro governo Lula, lidera o Ministério da Fazenda.

O ministro permanecerá no cargo pelo menos até 31 de dezembro de 2026, prazo de encerramento do atual mandato presidencial.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a