Extra

Homem tenta entrar no Brasil com dezenas de Mounjaro e é barrado pela Receita

Medicamento usado para diabetes foi impedido de entrar no país; homem tentou distribuir remédios a pessoas no aeroporto após abordagem de fiscais

15/11/2025 às 08:50 por Redação Plox

Um episódio incomum chamou atenção no Aeroporto Internacional de Brasília nesta semana. Após ser impedido de entrar no país com dezenas de unidades do medicamento Mounjaro, um homem decidiu distribuir gratuitamente os produtos a funcionários e pessoas que estavam no terminal.

Homem disponibiliza Mounjaro gratuitamente após incidente no Aeroporto de Brasília

Homem disponibiliza Mounjaro gratuitamente após incidente no Aeroporto de Brasília

Foto: Divulgação


Medicamento foi retido ao retornar do exterior

O homem havia retornado de uma viagem ao exterior quando foi abordado pela Receita Federal. Segundo integrantes do órgão, a quantidade de Mounjaro que ele portava levantou suspeitas sobre o uso para consumo próprio. A avaliação foi de que havia intenção de comercialização, caracterizando tentativa de importação ilegal.

Diante do impedimento e avisado de que os medicamentos seriam descartados, o passageiro optou por oferecer as unidades a quem estivesse por perto. O gesto, considerado inusitado, arrancou risadas dos presentes, mas os profissionais responsáveis pela fiscalização recusaram a oferta.

Regras para entrada de medicamentos no país

Para evitar problemas semelhantes, passageiros que necessitam levar medicamentos ao retornar ao Brasil precisam portar a receita médica original, com o nome do paciente e do medicamento. Além disso, a quantidade de unidades deve ser compatível com o tempo de permanência no país.

Uso e valor do Mounjaro

O Mounjaro é um medicamento injetável indicado principalmente para tratamento de diabetes, embora também esteja sendo procurado por pessoas que desejam emagrecer. Segundo informações disponíveis, o preço do produto pode ultrapassar R$ 4 mil por mês de uso.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a