Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Educação
Senac MG amplia iniciativas de inclusão e bem-estar estudantil
Programa Acolha já beneficiou cerca de 10 mil pessoas em 41 unidades de Minas, com foco em saúde mental, competências socioemocionais e suporte a estudantes e familiares.
15/11/2025 às 09:43por Redação Plox
15/11/2025 às 09:43
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
O Senac em Minas vem se destacando no cenário educacional ao investir em práticas inovadoras de cuidado, inclusão e apoio psicossocial por meio do Programa Acolha. Em 2025, aproximadamente 10 mil pessoas, entre estudantes, familiares e docentes, foram beneficiadas pelas ações do programa.
Foto: Divulgação/ Senac Minas
Atenção ao bem-estar e saúde mental
O Programa Acolha oferece acompanhamento psicossocial que vai além do apoio pedagógico tradicional. Psicólogos educacionais, assistentes sociais e analistas de educação inclusiva atuam na prevenção e intervenção de desafios relacionados à saúde mental, vulnerabilidades sociais e outras questões que afetam o processo educativo. As ações estão presentes em 41 unidades do Senac em Minas.
Além do suporte coletivo, o programa realizou cerca de 1.100 atendimentos psicossociais individuais ao longo do ano, com foco em escuta qualificada, orientação e encaminhamentos para situações que têm impacto direto na aprendizagem.
Foto: Divulgação/ Senac Minas
O Acolha é a expressão do nosso compromisso com o cuidado e com a escuta ativa. Ele nasce do olhar atento para cada estudante e se fortalece nas relações de confiança que construímos no dia a dia. Essa proximidade favorece o desenvolvimento integral, amplia o engajamento e contribui diretamente para o processo de aprendizagem e no clima escolar
Emilena Fonseca, coordenadora de Orientação Profissional do Senac em Minas
Promoção da inclusão e da diversidade
Em alinhamento com a Política de Educação Inclusiva do Senac e a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), a instituição busca garantir equidade de acesso e permanência nos cursos. Mais de 2.700 pessoas com deficiência já foram matriculadas, e foram realizadas mais de 700 adaptações para garantir condições adequadas a cada aluno.
Realizar minha formação no Senac tem sido muito importante. Como pessoa com deficiência visual, encontrei aqui acolhimento e autonomia com o apoio das tecnologias assistivas e da equipe educacional. Isso faz toda a diferença
M.R.F., estudante do Senac em Lavras
As iniciativas do Acolha têm repercutido positivamente entre a comunidade escolar, estimulando a autonomia e a participação ativa dos estudantes.
Foto: Divulgação/ Senac Minas
O Acolha está alcançando efeitos significativos. Tem sido um trabalho maravilhoso de apoio aos nossos jovens e suas famílias. Percebemos diariamente o impacto positivo dessa escuta e do espaço de trocas, que ajudam nossos estudantes a se fortalecerem emocionalmente e desenvolverem suas potencialidades
Emanuela Ferreira, auxiliar educacional do Senac em Contagem
Projetos e ações de destaque
Entre as práticas promovidas pelo Programa Acolha estão a Jornada com a Aprendizagem, que aborda temas como existência, relacionamento e pertencimento, e o projeto Com.Partilhas, direcionado a familiares, para fortalecer vínculos e ampliar o diálogo entre casa e escola.
A inclusão precisa significar pertencimento. Cada jovem deve sentir-se visto, ouvido e valorizado. Essa construção é diária e exige envolvimento, sensibilidade e compromisso coletivo
Emilena Fonseca, coordenadora de Orientação Profissional
Perspectivas para o futuro
Para janeiro de 2026, o Programa Acolha planeja intensificar campanhas de sensibilização e elaborar protocolos específicos para mediação de conflitos em sala de aula, incentivando ainda mais um ambiente de respeito e diálogo. O objetivo é consolidar vínculos entre estudantes e escola, fortalecendo a rede de cuidado e empatia fundamental para a formação de excelência.
É um movimento vivo, que nasce da escuta e se transforma em ação, fortalecendo o vínculo entre o estudante e o espaço escolar. Seguiremos ampliando essa rede de cuidado e empatia que é essencial para a formação de excelência
Dayane Soares, Gerente de Programas e Gestão Educacional do Senac em Minas
Sobre a Fecomércio MG e o Senac em Minas
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) representa mais de 750 mil empresas e 54 sindicatos no estado, além de administrar o Sesc e o Senac em Minas Gerais. Sua atuação integrada fortalece a promoção de serviços que beneficiam trabalhadores do comércio, empresários e a comunidade em geral, por meio de diversas unidades espalhadas pelo estado.
O Senac em Minas está em sintonia com tendências globais, oferecendo uma educação profissional de qualidade orientada pelas demandas do mercado e princípios de inovação, inclusão e sustentabilidade. Com 42 unidades educacionais e 14 unidades móveis, abrange segmentos como saúde, gastronomia, tecnologia, gestão, moda e turismo, com cursos ágeis, técnicos, de graduação e MBA.
A Fecomércio MG também atua em parceria com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), representando o setor em diferentes esferas e contribuindo para o desenvolvimento econômico e social de Minas Gerais.