Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Extra
Energia é praticamente normalizada na Grande São Paulo cinco dias após apagão histórico
Após ventania que deixou mais de 2,2 milhões de consumidores sem luz, cerca de 26 mil imóveis ainda seguem sem energia na Grande São Paulo; Enel atua em trechos complexos sob pressão judicial e com reforço de equipes de outras distribuidoras
15/12/2025 às 08:26por Redação Plox
15/12/2025 às 08:26
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
O fornecimento de energia foi normalizado na Grande São Paulo cinco dias após o apagão provocado por uma ventania histórica na semana passada. Mesmo com a retomada do serviço, a região amanheceu nesta segunda-feira (15) com mais de 26 mil imóveis ainda sem luz, segundo boletim da concessionária Enel. Na capital paulista, cerca de 17 mil clientes seguem sem energia – número considerado próximo da média registrada em dias normais.
O vendaval que atingiu o estado provocou queda de árvores em diversas vias, cancelamento de voos e desligamento de semáforos em vários pontos de São Paulo. No auge da crise, na quarta-feira (10), mais de 2,2 milhões de clientes ficaram sem abastecimento e recorreram a velas e alternativas emergenciais para iluminação.
Além do transtorno imediato, a interrupção prolongada no fornecimento de energia resultou em prejuízos milionários ao comércio e perdas significativas para consumidores, que tiveram de descartar remédios e alimentos estragados ao longo dos últimos dias.
Enel teabalha para retirar árvore que caiu nos Jardins, Zona oeste da capital paulista
Foto: Reprodução/TV Globo
Concessionária fala em retorno à normalidade
Na noite de domingo (14), a Enel informou que o fornecimento de energia estava voltando ao padrão de normalidade na área de concessão, com o restabelecimento gradual do serviço para os clientes afetados nos dias 10 e 11 de dezembro pelo ciclone extratropical.
De acordo com a empresa, as equipes técnicas seguem trabalhando em situações consideradas mais complexas, que exigem reconstrução de trechos da rede elétrica, com troca de cabos, postes e outros equipamentos danificados pelo temporal.
Pressão judicial e reforço de equipes
No sábado (13), a concessionária havia estimado que o fornecimento de energia seria totalmente restabelecido até o fim de domingo (14), reafirmando o envio de técnicos a pontos ainda afetados para atuar nas ocorrências mais graves de danos à rede.
Na sexta-feira (12), a Justiça determinou que a Enel restabelecesse imediatamente o serviço para todos os consumidores atingidos pelo apagão. A decisão judicial estabeleceu ainda multa de R$ 200 mil por hora em caso de descumprimento da ordem.
A medida foi tomada em resposta a uma ação movida pelo Ministério Público de São Paulo (MP-SP) em conjunto com a Defensoria Pública, diante da extensão dos impactos e da demora na recomposição total do sistema elétrico.
Para acelerar o trabalho em campo, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o Ministério de Minas e Energia determinaram que equipes de outras distribuidoras de energia fossem disponibilizadas para auxiliar a Enel São Paulo na recuperação da rede e na retomada do fornecimento aos consumidores.