Extra

Chuvas deixam 56 municípios de Minas Gerais em situação de emergência

Defesa Civil estadual registra cerca de dois mil desalojados, 272 desabrigados e amplia envio de kits de ajuda humanitária às famílias afetadas no período chuvoso 2025-2026

15/12/2025 às 09:36 por Redação Plox

O número de municípios de Minas Gerais em situação de emergência por causa das chuvas voltou a crescer e agora chega a 56, segundo boletim da Defesa Civil estadual divulgado nesta segunda-feira (15). Até o último sábado, eram 55 cidades nessa condição, mais que o dobro do registrado no mesmo período do ano passado, quando 23 municípios enfrentavam o mesmo cenário.

No levantamento mais recente, cerca de dois mil moradores seguem desalojados no estado — pessoas que tiveram de deixar suas casas temporariamente e buscar abrigo com parentes ou amigos. Esse número permanece estável desde 30 de novembro.

No período chuvoso em curso, que abrange os anos de 2025 e 2026, não há registro de mortes relacionadas às chuvas no estado. Em contraste, até 15 de dezembro do ano passado, já havia sido confirmada uma vítima fatal

No período chuvoso em curso, que abrange os anos de 2025 e 2026, não há registro de mortes relacionadas às chuvas no estado. Em contraste, até 15 de dezembro do ano passado, já havia sido confirmada uma vítima fatal

Foto: Redes Sociais


Desalojados, desabrigados e comparação com 2024

O total de desabrigados, que dependem de acolhimento em estruturas públicas, é de 272 pessoas desde a última sexta-feira (12/12). No mesmo intervalo de 2024, Minas Gerais registrava 323 desalojados e 145 desabrigados, o que evidencia um cenário diferente do atual período chuvoso.

No período chuvoso em curso, que abrange os anos de 2025 e 2026, não há registro de mortes relacionadas às chuvas no estado. Em contraste, até 15 de dezembro do ano passado, já havia sido confirmada uma vítima fatal.

Assistência às famílias atingidas

A Defesa Civil estadual também relatou a distribuição de itens de assistência às famílias afetadas. Até o momento, foram entregues 155 kits dormitório, 205 kits de higiene, 205 kits de limpeza, além de 171 colchões, sete lonas, 375 cestas básicas e duas mil telhas.

Cidades em situação de emergência em Minas

Estão em situação de emergência os municípios de: Almenara; Alvinópolis; Araçuaí; Araguari; Belmiro Braga; Bom Despacho; Bonito de Minas; Camanducaia; Campo Belo; Cana Verde; Canápolis; Capitão Enéas; Carlos Chagas; Cássia; Cedro do Abaeté; Comendador Gomes; Conceição da Barra de Minas; Delfinópolis; Divisópolis; Fama; Frutal; Guapé; Ibiracatu; Iguatama; Ilicínea; Itaúna; Itumirim; Joaíma; João Pinheiro; Laranjal; Lavras; Leopoldina; Luz; Machacalis; Manga; Manhuaçu; Montes Claros; Novo Cruzeiro; Ouro Branco; Ouro Verde de Minas; Padre Carvalho; Padre Paraíso; Pará de Minas; Pavão; Pedra Azul; Pequeri; Prata; Rio Doce; Sacramento; São Francisco de Sales; São Sebastião de Bela Vista; Senador Amaral; Senador Firmino; Ubá; Unaí e Varginha.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a