Esportes

Cruzeiro cobre grafite de Gabigol na Toca da Raposa após nova onda de protestos

Mural em homenagem ao atacante, já alvo de vandalismo após eliminação na Copa do Brasil, é totalmente coberto de tinta azul em meio à insatisfação da torcida com desempenho e futuro incerto no clube

15/12/2025 às 16:31 por Redação Plox

O grafite em homenagem ao atacante Gabriel Barbosa, o Gabigol, na Toca da Raposa 1, em Belo Horizonte, foi completamente coberto com tinta azul na manhã desta segunda-feira (15). A medida veio após o muro ter sido pichado em reação à eliminação do Cruzeiro na semifinal da Copa do Brasil.

Homenagem a Gabigol sofre pichação no CT

Homenagem a Gabigol sofre pichação no CT

Foto: Reprodução / Redes Sociais)


A arte, que celebrava a chegada do jogador ao clube em janeiro deste ano, havia sido alvo de vândalos, que jogaram tinta amarela sobre o desenho. Ao lado do grafite, também apareceram frases de protesto contra o atacante de 29 anos, como a mensagem ofensiva “Vai embora, lixogol”.

Mural vira alvo após queda na Copa do Brasil

A pichação aconteceu em meio ao clima de frustração pela eliminação do Cruzeiro na Copa do Brasil. O grafite, antes símbolo da empolgação com a contratação de Gabigol, virou um dos alvos da insatisfação da torcida, o que levou o clube a cobrir toda a imagem com tinta azul.

Quando o atacante foi anunciado no início da temporada, a recepção foi de euforia. Porém, ao longo do ano, a performance abaixo do esperado fez o jogador perder rapidamente o apoio de parte dos cruzeirenses. Mesmo com vínculo assinado até 2028, já se projeta que ele não deva permanecer no elenco em 2026.

Desempenho em campo e pressão da torcida

Gabriel Barbosa soma 13 gols em 49 partidas pelo Cruzeiro. A relação com a torcida se deteriorou de vez após a semifinal da Copa do Brasil, quando o atacante desperdiçou o quinto pênalti da equipe na disputa que eliminaria o Corinthians e colocaria o time mineiro na decisão. Na sequência, o Cruzeiro acabou eliminado do torneio.

Muro foi pichado após eliminação (

Muro foi pichado após eliminação (

Foto: Reprodução)


O episódio aumentou a pressão sobre o jogador e intensificou as manifestações de descontentamento, que culminaram na pichação do mural e, depois, na decisão de cobrir por completo a homenagem na área externa do centro de treinamento.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a