Moraes dá início ao processo para extradição de Alexandre Ramagem dos EUA ao Brasil
Ministro do STF aciona Ministério da Justiça para formalizar pedido de extradição do deputado, condenado a mais de 16 anos de prisão e foragido há cerca de um mês
O trabalho da deputada federal Rosângela Reis garantiu, nesta segunda-feira, dia 15, a publicação de portaria do Ministério da Saúde que habilita o Hospital Irmã Denise (CASU) como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Neurocirurgia. A medida assegura um incremento anual de R$ 1.043.370,07 no teto financeiro da saúde do município de Caratinga e é apontada como um marco para a rede pública de atendimento na região.

Foto: Divulgação
A portaria, assinada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, consolida o CASU como referência em procedimentos neurocirúrgicos de alta complexidade pelo SUS, ampliando a oferta de atendimento especializado e reduzindo a necessidade de deslocamento de pacientes para grandes centros.
A habilitação é resultado da articulação direta de Rosângela Reis junto ao Ministério da Saúde, em parceria com o prefeito de Caratinga, Dr. Giovanni, que levou pessoalmente a demanda a Brasília. Com a decisão, o hospital passa a ofertar procedimentos de alta complexidade em neurocirurgia pelo sistema público, o que tende a agilizar o atendimento de casos graves na região.
Segundo a deputada, a publicação da portaria coroa um trabalho contínuo em defesa da saúde pública e da estruturação da rede regional de atendimento.
Essa conquista é resultado de muito diálogo, articulação e compromisso com a vida das pessoas. São mais de R$ 1 milhão incorporados ao teto da saúde de Caratinga, garantindo estrutura, profissionais e atendimento especializado para toda a região. Agradeço ao ministro Alexandre Padilha pela sensibilidade e pelo empenho em atender essa demanda, afirmou Rosângela Reis.
O prefeito de Caratinga, Dr. Giovanni, ressaltou o papel da atuação parlamentar para viabilizar o avanço e destacou o impacto direto na população atendida pelo SUS na região.
Para a secretária municipal de Saúde, Paula Botelho, a medida representa um passo histórico para o município e municípios vizinhos, ao fortalecer a rede pública com recursos e serviços de alta complexidade.
Com a oficialização da habilitação em neurocirurgia de alta complexidade, Caratinga se consolida como polo regional de atendimento especializado, fortalecendo o Hospital Irmã Denise e ampliando o acesso da população do interior de Minas Gerais a serviços avançados em saúde. O resultado é atribuído ao trabalho articulado do mandato da deputada federal Rosângela Reis em Brasília, em defesa do SUS e da estruturação da rede regional.