Política

Lula parabeniza José Antonio Kast por vitória presidencial no Chile

Presidente brasileiro elogia caráter democrático do pleito chileno, deseja sucesso ao novo governo e defende manutenção de excelentes relações bilaterais, com foco em integração regional e na América do Sul como zona de paz

15/12/2025 às 07:25 por Redação Plox

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), parabenizou neste domingo (14) o chileno José Antonio Kast, eleito presidente do país vizinho. O candidato da extrema direita venceu a chapa de esquerda liderada por Jeannette Jara.

Lula parabenizou José Antonio Kast, eleito presidente do Chile

Lula parabenizou José Antonio Kast, eleito presidente do Chile

Foto: Agência Brasil


Nas redes sociais, Lula destacou o caráter democrático do pleito chileno e dirigiu mensagem ao novo governo e à população do país. Ele também expressou votos de sucesso a Kast no comando do Chile.

Lula fala em manter relações estreitas com o Chile

O presidente brasileiro afirmou que pretende manter “excelentes relações bilaterais” com o futuro governo chileno, ressaltando a importância dos laços econômico-comerciais entre os dois países, da integração regional e da preservação da América do Sul como zona de paz.

Vitória de Kast e reação da esquerda chilena

José Antonio Kast deve receber a faixa presidencial de Gabriel Boric e assumir o Palácio de La Moneda em março do ano que vem. Nas redes sociais, a candidata de esquerda Jeannette Jara reconheceu o resultado das urnas e afirmou que os eleitores se manifestaram de forma clara e inequívoca.

Com cerca de 17 pontos percentuais de diferença em relação ao ultraconservador Kast, Jara parabenizou o vencedor e lhe desejou tudo de bom. No centro de Santiago, apoiadores do presidente eleito comemoraram o resultado com buzinaços nas ruas.

Origem e trajetória de José Antonio Kast

José Antonio Kast é o caçula de uma família de dez irmãos. Seus pais migraram da Alemanha para o Chile em 1950, logo após a Segunda Guerra, para montar um negócio de carne. Críticos do político associam o pai de Kast ao partido nazista, mas ele afirma que o pai foi obrigado a participar do conflito.

Esta é a terceira vez que Kast disputa uma eleição presidencial. Em 2017, teve apenas 8% dos votos; agora, soma 24% e se credencia a unificar o campo da direita chilena. Sua campanha se estruturou em propostas de combate à criminalidade, à imigração irregular e à redução do tamanho do Estado.

Posicionamentos políticos e alianças

Fundador do Partido Republicano do Chile, criado em 2019, Kast foi deputado por quatro mandatos, até 2018. Ele evita discutir abertamente temas polêmicos como aborto e casamento entre pessoas do mesmo sexo, embora já tenha se posicionado contra este último.

Em 2021, Kast foi derrotado pelo atual presidente, Gabriel Boric, mas capitalizou a insatisfação com o governo para liderar a oposição. Ele manifesta intenção de se aproximar de políticos como Donald Trump e Javier Milei, e tem sido frequentemente comparado ao ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a