Brasil

economia

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    PMI nega reajuste de 24,38% pedido para a tarifa de ônibus em Ipatinga

    Preço da passagem municipal permanece inalterado há mais de dois anos

    Por Plox

    16/01/2019 10h35 - Atualizado há cerca de 5 anos

    A posição foi manifestada pelo prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha, a um grupo de técnicos e assessores políticos, nesta quarta-feira (16), acerca da planilha encaminhada pela empresa concessionária do serviço de transporte coletivo municipal, reivindicando um reajuste de 24,38% para a tarifa de ônibus local. Por esse percentual, a passagem que hoje custa R$ 3,80 seria elevada para R$ 4,72, o que segundo o Executivo “mesmo diante de todos os argumentos colocados, não se justifica e seria penalizar demais o bolso do consumidor, já sacrificado com tantas outras despesas, especialmente no início do ano”.

    Arquivo PLOXonibus-em-ipatinga-mg-horarios-de-onibus-hora-do-onibus-itinerario

    Rejeitada de antemão pelo governo municipal, a proposta de reajuste se embasa em fatores como a elevação dos custos de mão de obra, combustíveis, pneus e outros insumos, além de uma drástica redução no número de passageiros. Conforme a empresa, a média de pessoas transportadas, que anteriormente era acima de 2 milhões/mês, se reduziu a cerca de 921 mil nos últimos 12 meses pesquisados.

    Gratuidades
    Em função da Lei Municipal nº 2125, sancionada em 2005, além de policiais militares e outros o transporte coletivo em Ipatinga é gratuito para idosos também na faixa etária de 60 a 65 anos de idade, juntamente com os deficientes físicos. Este contingente de beneficiados representa atualmente 102 mil pessoas/mês. A legislação federal já garante a gratuidade a idosos acima de 65 anos, que seriam hoje cerca de 70 mil pessoas no município.

    Últimos reajustes
    O preço das passagens de ônibus em Ipatinga permanece inalterado há mais de dois anos. O último reajuste aconteceu em dezembro de 2016, na gestão da ex-prefeita Cecília Ferramenta, que já havia concedido dois outros aumentos em sequência, no ano de 2015.

    Exigência de contrapartidas 
    Reunido para tratar do assunto com o secretário municipal de Governo, Carlos Alberto Lima; o secretário municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Gilmar Luciano Alves, e o diretor do Departamento de Trânsito, Tayrone Lagares, o prefeito Nardyello Rocha orientou sua equipe a interromper qualquer conversação sobre o reajuste de tarifa, neste momento. Ele definiu que uma série de condições deverão ser apresentadas pelo governo para que as discussões possam ser reabertas.

    DivulgaçãoTRANSPORTE-COLETIVO-1

    “Antes de mais nada, antes de debruçarmos sobre qualquer número numa mesa técnica, vamos exigir da empresa o pronto atendimento de algumas contrapartidas em favor dos usuários que elencaremos oportunamente. O transporte coletivo ainda é utilizado por uma parcela significativa da nossa população, representando uma fatia importante no seu orçamento, e tem deixado a desejar em vários aspectos”, adiantou o prefeito. 
     

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]