Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Alerta: índice de infestação do Aedes aegypti está em 7,4% em Ipatinga

O índice chegou a 12,8% em alguns bairro, como Bom Jardim, Ferroviários, Horto, região industrial e da Usipa; a infestação acima de 4% já sinaliza alto risco de transmissão

16/01/2024 às 21:27 por Redação Plox

O índice geral de infestação do mosquito que transmite os vírus da dengue, chikungunya e zika está em 7,4% em Ipatinga. Foi o que revelou o resultado Lira (Levantamento de Índice Rápido de Aedes Aegypti), feito entre os dias 08 e 12 de janeiro. A situação é preocupante já que em alguns bairros, o índice está em 12,8%. A infestação acima de 4% já sinaliza alto risco de transmissão. O que pode ser percebido pela explosão de casos nos últimos meses. Segundo a Secretaria de Saúde, de dezembro a janeiro Ipatinga registrou cerca de 1.400 casos de dengue e chikungunya. Considerando todo o ano de 2023, foram cerca de 20.500 casos de pessoas infectadas com uma das duas doenças na cidade. No dia 05, a prefeitura decretou situação de emergência pelo alto índice de infestação do mosquito aedes aegypti e iminente perigo à saúde pública.



Situação por região
O novo LIRAa aponta os bairros com maior infestação: Bom Jardim, Ferroviários, Horto, região industrial e da Usipa - 12,8%; Veneza - 10,3%; Esperança e Ideal - 10%; Granjas Vagalume e Bethânia - 8,5%; Caravelas e Jardim Panorama - 8,2%; Cidade Nobre e Iguaçu - 7,2%; Limoeiro, Chácaras Madalena, Córrego Novo, Barra Alegre e Chácaras Oliveira - 7,1%; Imbaúbas, Bom Retiro, Bela Vista, Bairro das Águas, Cariru, Castelo, Vila Ipanema, Centro, Novo Cruzeiro, Parque Ipanema - 5,6%; Vila Celeste - 5,5%; Tiradentes e Canaã - 3,6%; Canaãzinho e Vila Militar - 2,1%.
Segundo a Secretaria de Saúde, o fumacê e as ações do mutirão estão focados nas áreas com maior perigo de transmissão. Um efetivo, com mais de 250 servidores, está em ação para limpar a cidade de tudo que possa armazenar água e servir como criadouro de larvas. O mutirão trabalha em várias frentes de limpeza de córregos e lotes vagos, visitas domiciliares e recolhimento de materiais inservíveis.
O levantamento mostrou que 80% dos focos foram encontrados dentro dos domicílios, apontando para a necessidade de cuidados redobrados e colaboração de toda a população. 


Criadouros mais encontrados
Depósitos Móveis (vasos/frascos, pratos, bebedouros) – 37,6%; Lixo (recipientes plásticos, garrafas, latas, sucatas em ferro velho) – 29,8%; Depósitos nível do solo (barril, tinta, tambor, tanque, poço) – 12%; Depósitos Fixos (borracharias, calhas, lajes) – 10,2%; Pneus e outros materiais rodantes (passíveis de remoção) – 7,6%; Depósitos Naturais – 1,6%; Depósitos Elevados (caixas d’água) – 1,3%. 


Estrutura de atendimento na saúde
A prefeitura está adotando outras ações de urgência na área de saúde e reforçando a estrutura de atendimento. Para socorrer os pacientes e atender pessoas com possíveis sintomas, o governo municipal instalou a UPA Sentinela, anexa à UPA24h. No local, que começa a funcionar nesta sexta-feira (19), serão atendidos pacientes com pulseiras verdes, a maioria com sintomas de arboviroses.
Outra medida adotada e que também passa a funcionar a partir desta sexta-feira é uma unidade de referência para o atendimento para as arboviroses, no caso a UBS do bairro Cidade Nobre, que funcionará 12 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive aos domingos. A Unidade de referência possuirá médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. As duas unidades direcionadas ao atendimento das arboviroses têm capacidade para atender em média 140 pessoas/dia. Todas as outras Unidades Básicas de Saúde continuam com os atendimentos normais.
A Secretaria Municipal de Saúde salienta que a cidade de Ipatinga é referência em Saúde na microrregião e recebe pacientes de 13 municípios. Assim, com o aumento das arboviroses, o número de casos vindos de outras cidades também aumentou e acaba sobrecarregando o sistema de saúde local. Por isso, é essencial que os municípios vizinhos também intensifiquem as ações de combate ao Aedes Aegypti.
O secretário municipal de Saúde, Walisson Silva Medeiros, acentua que o momento requer atenção redobrada de toda a população: “Nós precisamos ressaltar que 80% dos focos de larvas foram encontrados dentro das residências. Então, é necessário que cada um faça sua parte, eliminando a água parada e não permitindo que os mosquitos se espalhem pela cidade”, reforçou. 
 

Compartilhar a notícia

Veja também
SAúDE

Secretaria de Saúde de Ipatinga divulga calendário de vacinação antirrábica

A vacinação protege os animais e, de forma indireta, as pessoas mais próximas que vivem com eles

aaaaeee
SAúDE

Pacientes são operados de catarata no CEM em Coronel Fabriciano

Em dezembro, município se programou para atender até 600 pacientes com catarata; No total, 511 compareceram e realizaram o procedimento

Timóteo amplia público para vacinação contra a gripe
SAúDE

Timóteo amplia público para vacinação contra a gripe

De acordo com o Ministério, o objetivo da medida é responder ao aumento de casos de gripe no país, que têm lotado os hospitais e UPAs

bloco
SAúDE

Ipatinga inaugura bloco cirúrgico no Hospital Municipal

Unidade vai atender procedimentos de baixa e média complexidade