Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Congresso dos EUA pressiona por liberação de Bolsonaro após decisão de Moraes

Republicanos defendem ex-presidente brasileiro como “patriota” e “amigo da América”

17/01/2025 às 00:53 por Redação Plox

Integrantes do Congresso dos Estados Unidos reagiram nesta quinta-feira (16) à decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que negou a liberação do passaporte de Jair Bolsonaro (PL). O ex-presidente brasileiro havia solicitado autorização para viajar aos Estados Unidos e participar da posse de Donald Trump como presidente norte-americano.

Donald Trump e Jair Bolsonaro Foto: PR/Alan Santos

Reações no Congresso norte-americano
O perfil oficial do Partido Republicano do Comitê de Relações Exteriores da Câmara no X (antigo Twitter) manifestou apoio ao ex-líder brasileiro. Na publicação, Bolsonaro foi descrito como um “patriota” e um “amigo da América”.
– Jair Bolsonaro é um amigo da América e um patriota. Ele deve receber permissão para comparecer à posse do presidente Donald Trump – destacou o Comitê na rede social.

Decisão de Moraes e justificativa do STF
Ao negar o pedido de Bolsonaro, Moraes seguiu o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR), que apontou não haver interesse público na viagem. Segundo a PGR, o ex-presidente “não exerce função que confira status de representação oficial do Brasil à sua presença na cerimônia oficial nos Estados Unidos”.
Além disso, Moraes justificou que Bolsonaro apresenta indícios de que poderia tentar deixar o Brasil para evitar possíveis consequências judiciais. A decisão foi mais um desdobramento dos processos envolvendo o ex-presidente e sua situação jurídica no país.

Tensão entre poderes e apoio internacional
A negativa gerou reações diversas, especialmente de líderes conservadores fora do Brasil. A posição expressa pelo Comitê Republicano reforça os laços entre Bolsonaro e figuras da direita nos Estados Unidos, destacando o papel simbólico que o ex-presidente desempenha no cenário político internacional.

Compartilhar a notícia

Veja também
INSS-AGBRA.jpg
GERAL

INSS inicia retomada do atendimento presencial na segunda-feira (14)

Segundo o Instituto Nacional do Seguro Social, serão reabertas 600 agências, para atendimentos agendados

BR-381
GERAL

BR-381: talude pode deslizar e atingir posto e restaurante na região do Vale do Aço

Em nota ao Plox, o Dnit informou que o local está sendo monitorado

GERAL

Hospital Márcio Cunha conquista recertificação DIAS/NIAHO e reforça posição entre os melhores do Brasil

Com 59 anos de história, o Hospital Márcio Cunha é um hospital geral de alta complexidade, que conta com 558 leitos distribuídos em três unidades

GERAL

Prefeitura de Timóteo realiza limpeza e revitalização de cemitérios para o Dia de Finados

A previsão é de que no Dia de Finados pelo menos 10 mil pessoas passem pelos dois cemitérios