Idosa isolada por tempestade em Belo Oriente é resgatada de helicóptero

Operação foi realizada pela Defesa Civil e 5ª Brave para salvar moradora com problemas de saúde em área rural

Por Plox

16/01/2025 18h19 - Atualizado há 4 meses

Uma idosa, de 73 anos, precisou ser resgatada de helicóptero em uma comunidade rural próxima ao distrito de Bom Jesus do Bagre, em Belo Oriente, no Vale do Aço, nessa quarta-feira (15). A idosa, que sofre de hipertensão e diabetes, necessitava de atendimento médico urgente após uma piora em seu estado de saúde. A uma operação de resgate aéreo precisou ser realizada já que as estradas estão intransitáveis após fortes chuvas que atingiram a região. Veja os detalhes na Live.


O resgate foi feito por oficiais da 5ª Base Regional de Aviação do Estado (5ª Brave), em apoio à Defesa Civil Municipal, para salvar Dona Geralda Miguel de Souza.

 

Foto: Divulgação / PMBO


A filha da idosa, Edileuza Carlos de Souza, relatou que entrou em contato com os órgãos municipais para pedir ajuda e foi rapidamente atendida. “O atendimento da equipe da Prefeitura foi bastante rápido. Contamos com o apoio da Defesa Civil e das técnicas da Assistência Social. A equipe de saúde presente verificou a pressão da minha mãe, que estava alterada, e solicitou à Defesa Civil o resgate, que veio rápido. Agora ela será encaminhada para o Hospital em Cachoeira Escura”, afirmou Edileuza.


Operação envolveu transporte aéreo e atendimento imediato
Após o resgate, o helicóptero pousou no estádio do Oriente Esporte Clube, onde Dona Geralda recebeu o primeiro atendimento médico. Em seguida, ela foi encaminhada ao Hospital Jaques Gonçalves Pereira, no distrito de Perpétuo Socorro (Cachoeira Escura), para cuidados especializados.

Foto: Divulgação / PMBO


Plano de contingência acionado pela Defesa Civil
O coordenador da Defesa Civil Municipal, Celson Damasceno, explicou que o Plano de Contingência do município foi colocado em prática imediatamente após a solicitação de ajuda. “Colocamos o nosso Plano de Contingência em ação e, imediatamente, entrei em contato com a 5ª Brave, que prontamente nos atendeu. Agradeço também todo o suporte dado pelas técnicas da Secretaria Municipal de Assistência Social, que nos deram suporte”, destacou.

 

Foto: Divulgação / PMBO


Chuvas intensas causam estragos na região
A comunidade onde Dona Geralda reside foi uma das afetadas pela tempestade que atingiu Belo Oriente no domingo, deixando diversas estradas intransitáveis. A Prefeitura está trabalhando para liberar os acessos, mas a situação ainda exige ações emergenciais para atender os moradores isolados.
 

Destaques