Litoral de São Paulo tem 30 praias impróprias para banho neste fim de semana
Boletim da Cetesb aponta contaminação fecal em trechos de praias de 11 municípios; Bertioga e Cubatão têm todas as áreas liberadas
16/01/2026 às 12:56por Redação Plox
16/01/2026 às 12:56
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
O litoral de São Paulo tem 30 praias classificadas como impróprias para banho neste sábado (17/1) e domingo (18/1), segundo dados da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). As informações constam no boletim de balneabilidade divulgado em 11 de janeiro, que é atualizado semanalmente e acompanha as condições de 175 praias no estado.
Constam na lista trechos de praia em Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela, Guarujá, Santos, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.
Relatório da Cetesb aponta 30 praias impróprias para banho em São Paulo. Classificação é feita com base nas densidades de bactérias fecais
Foto: Reprodução/ Cetesb
Como é feita a classificação da balneabilidade
A classificação semanal das praias é baseada na densidade de bactérias fecais encontrada em amostras de água coletadas ao longo de cinco semanas consecutivas. A partir desses resultados, a Cetesb define se o local está próprio ou impróprio para banho.
Uma praia também pode ser considerada imprópria quando há outros fatores que desaconselham o contato direto com a água, como presença de óleo por derramamentos de petróleo, maré vermelha, floração de algas potencialmente tóxicas ou surtos de doenças de veiculação hídrica.
Municípios com praias próprias e áreas não monitoradas
Todas as praias de Bertioga e Cubatão aparecem como próprias para banho no boletim mais recente.
Em 2026, o levantamento não incluiu nenhuma praia dos municípios de Iguape e Ilha Comprida, que ficaram fora do monitoramento oficial.
Lista das praias impróprias para banho
Veja a relação completa das praias classificadas como impróprias no litoral paulista: