Vitória histórica de “O Agente Secreto” no Globo de Ouro reforça força econômica do cinema brasileiro
Filme leva dois prêmios inéditos na mesma edição, projeta audiovisual nacional no exterior e evidencia papel do setor na economia criativa, com bilhões no PIB e centenas de milhares de empregos, destaca Sebrae
16/01/2026 às 11:38por Redação Plox
16/01/2026 às 11:38
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
O reconhecimento internacional de “O Agente Secreto” no Globo de Ouro, neste domingo (11), reforça a posição do audiovisual brasileiro como um dos grandes motores da economia criativa. Pela primeira vez na história, o Brasil conquistou dois prêmios na mesma edição da cerimônia: Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Ator em Filme de Drama, para Wagner Moura.
Filme O Agente Secreto é estrelado por Wagner Moura
Foto: Victor Jucá/Divulgação
A criatividade do povo brasileiro é algo extraordinário. O Brasil voltou a ser plural, criativo e respeitado, reafirmando nosso audiovisual e a potência de histórias contadas a partir da nossa História. É a retomada da liberdade criativa, do investimento em cultura e do respeito à arte nacional. O Agente Secreto nos convida a esse momento de reflexão sobre a construção coletiva da vida democrática brasileira. É hora de refletirmos. O Brasil é do povo brasileiro, e a democracia é um grande patrimônio de todos nós. A obra de Kleber Mendonça Filho reafirma a força da produção do cinema brasileiro, ao mesmo tempo, provoca reflexão e consciência.
Décio Lima, presidente do Sebrae
Setor audiovisual impulsiona a economia criativa
Nos últimos anos, o audiovisual brasileiro se consolidou como um dos segmentos mais dinâmicos da economia criativa, área em que milhares de pequenos negócios atuam em diferentes etapas da cadeia produtiva. Esse ecossistema envolve desde a produção e a animação até uma vasta rede de profissionais de bastidores, como maquiadores, figurinistas, artesãos, iluminadores, fotógrafos, motoristas e outros serviços especializados.
De acordo com o estudo “A Contribuição Econômica da Indústria Audiovisual do Brasil”, elaborado pela consultoria Oxford Economics, o setor movimentou em 2024 cerca de R$ 70,2 bilhões (US$ 13,1 bilhões) no Produto Interno Bruto (PIB) do país. A atividade também foi responsável por 609 mil empregos diretos, indiretos e induzidos, evidenciando o peso econômico das produções brasileiras.
Vídeo: Andressa Estevão / Plox
Camila Mendonça
Filme premiado acumula reconhecimentos no exterior
Dirigido pelo pernambucano Kleber Mendonça Filho e rodado em Recife (PE), o longa-metragem “O Agente Secreto” vem construindo uma trajetória sólida nos principais festivais internacionais. Desde a estreia mundial no Festival de Cannes, na França, a produção já acumulou mais de 20 prêmios, concedidos por festivais e associações de críticos em diferentes países.
O desempenho no circuito internacional reforça a visibilidade do cinema brasileiro e amplia o interesse de distribuidores, investidores e produtoras estrangeiras pelas obras nacionais, alimentando novos projetos e oportunidades de negócios para toda a cadeia do audiovisual.
Vídeo: Andressa Estevão / Plox
Camila Mendonça
Brasil será representado no Oscar 2026
Selecionado pela Academia Brasileira de Cinema, “O Agente Secreto” foi escolhido para representar o Brasil no Oscar 2026. A produção disputará uma vaga entre os indicados da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, cuja 98ª edição está prevista para acontecer em 15 de março.
A indicação consolida o momento favorável do audiovisual nacional no cenário internacional e reforça a percepção de que o cinema brasileiro combina relevância artística, impacto cultural e geração de renda e empregos, ocupando um papel estratégico na economia e na projeção da identidade do país no mundo.