Prefeitura de Timóteo remove Ponto de Entrega Voluntária usado como depósito de lixo e entulho
Espaço em frente à ASCATI passou a receber materiais não recicláveis, gerando riscos à saúde pública; coleta seletiva será reorganizada dentro da sede da associação, que manterá recebimento de recicláveis em horário definido
16/01/2026 às 13:25por Redação Plox
16/01/2026 às 13:25
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
A Prefeitura de Timóteo, por meio da Subsecretaria de Limpeza Urbana, realizou nesta quinta-feira (16) a retirada do Ponto de Entrega Voluntária (PEV) que funcionava em frente à Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Timóteo (ASCATI). A decisão foi tomada após constatar que o local vinha sendo utilizado de forma irregular, transformando-se em depósito de lixo e entulho, com materiais não recicláveis e potenciais criadouros de animais peçonhentos e mosquitos transmissores de doenças como a dengue.
Foto: Divulgação
PEV é removido e coleta seletiva será reorganizada
A presidente da ASCATI, Maria do Rosário, conhecida como Dona Marinha, explicou os motivos da solicitação feita à Prefeitura para a retirada do PEV, enfatizando os prejuízos causados ao trabalho dos catadores e os riscos à saúde pública.
Nós trouxemos o PEV para cá acreditando que iria facilitar a vida dos moradores e incentivar a reciclagem. Mas, infelizmente, o que vimos foi o descarte de sofás, camas, pneus e outros materiais que não são recicláveis. Isso não só atrapalha o nosso trabalho, como também coloca em risco a saúde da população, porque esses resíduos podem virar foco de mosquitos da dengue e contaminar o solo. Por isso pedimos a retirada e vamos reorganizar a coleta seletiva dentro da sede da ASCATI, onde temos condições de receber corretamente os recicláveis
Maria do Rosário, presidente da ASCATI
Dona Marinha reforçou que a ASCATI, com mais de 22 anos de atuação na coleta seletiva em Timóteo, continuará recebendo materiais recicláveis diretamente em sua sede. A população pode entregar os resíduos de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h, garantindo que o processo seja feito de maneira adequada e segura.
Foto: Divulgação
As caixas específicas de coleta, como as destinadas ao vidro, serão realocadas para dentro da sede da ASCATI, medida que busca evitar o uso indevido e melhorar o controle sobre o que é descartado.
A ASCATI seguirá recebendo materiais recicláveis no mesmo endereço e horário, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h, com as caixas específicas, incluindo a de vidro, posicionadas internamente na associação.
Materiais que podem ser destinados à reciclagem
Plásticos: garrafas PET, embalagens de produtos de limpeza, sacolas plásticas limpas.
Papéis: jornais, revistas, caixas de papelão, folhas de caderno.
Metais: latas de alumínio, latas de aço, tampas metálicas.
Vidros: garrafas, potes e frascos, desde que sem restos de alimentos ou líquidos.
Resíduos que não devem ser encaminhados para reciclagem
Entulho de construção: tijolos, cimento, telhas.
Resíduos volumosos: pneus, móveis velhos, sofás e colchões.
Papéis sujos: papéis engordurados, papel higiênico e guardanapos usados.
Vidros e materiais especiais: vidros quebrados de espelhos, lâmpadas fluorescentes e cerâmicas.
Resíduos orgânicos: restos de comida.
Coleta especial e canais de atendimento
A Prefeitura lembra que sacos de capina, galhadas, móveis inservíveis e recicláveis são recolhidos por caminhões distintos, e que esse serviço pode ser solicitado pelo aplicativo “Fala Timóteo”.
Para informações, dúvidas ou reclamações, os moradores podem entrar em contato com a Subsecretaria de Limpeza Urbana pelo telefone (31) 3847-4776, que também atende via WhatsApp.