Horas após transferir Bolsonaro para a Papudinha, Moraes diz em evento: 'hoje fiz o que tinha que fazer'
Ministro do STF determina mudança do local de prisão do ex-presidente para o 19º Batalhão da PMDF, em sala exclusiva e isolada, após queixas sobre ruídos e alimentação na sede da Polícia Federal
Horas depois de determinar a transferência do ex-presidente Jair Bolsonaro do prédio da Polícia Federal para a chamada Papudinha, unidade do Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes fez uma declaração pública que passou a ser associada à decisão judicial. Durante uma colação de grau, Moraes afirmou que já havia “feito o que tinha que fazer”, em comentário que gerou reações entre os presentes e repercussão nacional. Confira, na Live, vídeo do momento da fala do ministro e os detalhes sobre a transferência de Bolsonaro.
A declaração foi dada na noite dessa quinta-feira (15/1), durante a cerimônia de colação de grau da 194ª turma da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), da qual Moraes foi paraninfo.
Foto: Reprodução / Rede social
Moraes faz piada com tempo de discursos em formatura
Mais cedo, o ministro havia determinado que Bolsonaro deixasse a sala de Estado-Maior que ocupava na Superintendência da Polícia Federal e fosse transferido para o 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, conhecido como Papudinha.
Durante o discurso na formatura, Moraes comentou, em tom descontraído, o fato de os oradores não terem respeitado o tempo máximo de fala previsto na solenidade. Ao abordar os atrasos, ele mencionou que chegou a pensar em adotar providências para conter o prolongamento das falas.
Na sequência, o ministro afirmou diante dos formandos e convidados que considerou excessivo o número de discursos e o desrespeito ao limite de tempo, arrancando risos da plateia e dele próprio ao sugerir que já havia tomado medidas suficientes naquele dia.
Embora não tenha citado diretamente Jair Bolsonaro nem mencionado a decisão judicial, a fala passou a ser interpretada como uma referência à transferência do ex-presidente para a Papudinha, determinada no mesmo dia.
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Condições da prisão e críticas de Bolsonaro
Na decisão que determinou a mudança de local de custódia, Moraes estabeleceu que o ex-presidente passará a cumprir a prisão em condições consideradas “ainda mais favoráveis”, em uma sala exclusiva, com isolamento total dos demais detentos.
Foto: Divulgação / STF
O espaço, com capacidade para até quatro pessoas, será ocupado apenas por Bolsonaro, o que, segundo o ministro, garante um ambiente distinto daquele enfrentado pela massa carcerária.
A transferência foi motivada, entre outros fatores, por reclamações de Bolsonaro e de familiares sobre as condições na sede da Polícia Federal, que incluíam ruído de ar-condicionado e qualidade da alimentação.
Moraes ressaltou que as queixas contrastam com a realidade da maioria dos presos em regime fechado no país, destacando que tais condições “não existem para os demais 384.586 presos” nessa situação, em referência ao sistema prisional brasileiro.
Compartilhar a notícia
Escolha sua região para continuar navegando
Escolha sua região
Cleitinho vê transferência de Bolsonaro para a Papuda como perseguição política e cobra reação do Senado
Buraco e viatura capotada travam Marginal Tietê e Régis Bittencourt em São Paulo
Chuva intensa causa deslizamento de lama e 40 km de congestionamento na Régis Bittencourt
Programa BC Protege+ já bloqueou 716 mil golpes e pode chegar a 1 milhão de ações neste mês
Bacabal-MA: governador atualiza situação das buscas por crianças desaparecidas; ‘Caso complexo’
Supremo articula voltar a julgar ações que restringem penduricalhos e vantagens a juízes
Usuários ironizam prisão de Bolsonaro com pontos fictícios no Google Maps, 'Recanto do chifre partido', 'Pousada recanto do soluço'
CNJ regulamenta autocuratela e autoriza brasileiros a definir curador de forma antecipada
Governo registra R$ 233 bilhões em gastos públicos no Brasil em apenas 15 dias de 2026
Moraes ordena transferência de Bolsonaro para cela especial em batalhão da PMDF
Cleitinho vê transferência de Bolsonaro para a Papuda como perseguição política e cobra reação do Senado
Buraco e viatura capotada travam Marginal Tietê e Régis Bittencourt em São Paulo
Chuva intensa causa deslizamento de lama e 40 km de congestionamento na Régis Bittencourt
Programa BC Protege+ já bloqueou 716 mil golpes e pode chegar a 1 milhão de ações neste mês
Bacabal-MA: governador atualiza situação das buscas por crianças desaparecidas; ‘Caso complexo’