Brasil

acontece

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Chuva abre crateras no Vale do Aço

    Alagamentos em avenidas, quedas de árvores e até crateras em algumas ruas foram algumas ocorrências registradas nesta madrugada

    Por Plox

    16/02/2021 10h54 - Atualizado há cerca de 3 anos

    A forte chuva que atingiu a região do Vale do Aço na madrugada desta terça-feira (16), causou estragos em alguns pontos dos municípios. Alagamentos em avenidas, quedas de árvores e até crateras em algumas ruas foram algumas ocorrências registradas nesta madrugada.

    Timóteo

    A avenida Universal, no bairro Novo Tempo sofreu ainda mais danos devido a pancada de chuva desta madrugada. A via estava interditada desde o último dia (12) por causa do solo ter cedido, o que ocasionou um rebaixamento da avenida e trincas no asfalto.

    Conforme relatos, técnicos da Prefeitura estiveram no local na manhã da última sexta-feira para avaliar os danos causados na avenida e ela foi fechada para obras de reparos. No entanto, antes que a obra fosse concluída, a chuva desta madrugada agravou a situação da via que aumentou o tamanho das rachaduras e abriu uma cratera às margens da avenida.

    Foto: Avenida Universal, no bairro Novo Tempo, em Timóteo/Reprodução WhatsApp
    Foto: Avenida Universal, no bairro Novo Tempo, em Timóteo/Reprodução WhatsApp

     

    Coronel Fabriciano

    De acordo com o Corpo de Bombeiros, por volta de 18h40 os militares foram acionados para atender uma ocorrência de deslizamento parcial de um barranco na rua Reverendo João Wesley, nº104, bairro Santa Terezinha 1, em Coronel Fabriciano-MG. Parte da rua veio a deslizar, segundo a moradora da residência atingida e as testemunhas, após uma tubulação de água da Copasa ter rompido. O rompimento ocorreu na madrugada do dia 12/02, e também informaram que não chovia no momento do deslizamento do barranco.

    O deslizamento do barranco atingiu a residência causando o alagamento e rachaduras nas paredes da residência. Devidos as chuvas ocorridas nesta data, os militares orientaram a moradora quanto aos riscos existentes de novos deslizamentos e a necessidade de desocupar o imóvel o mais breve possível.

    A Defesa Civil municipal compareceu ao local e também passou orientações para a moradora desocupar o imóvel. Após várias tentativas de remoção, a moradora informou que iria para a casa de uma vizinha, e que no dia seguinte procuraria uma casa para alugar através do benefício da prefeitura. Não houve vítima no local do fato.

    A Prefeitura de Coronel Fabriciano emitiu um alerta para chuvas, veja a nota na íntegra:

    A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Defesa Civil, está em alerta laranja para chuvas e segue com o trabalho de monitoramento das áreas com risco de deslizamento e alagamentos na cidade. Na tarde desta segunda-feira, 15, e madrugada de terça, 16, choveu acumulado de 71,4 mm.

    Apesar do grande volume, o órgão registrou apenas ocorrência com danos ao patrimônio, no bairro Santa Terezinha, e alagamento, na “Rodoviária Velha”.

    No Santa Terezinha, um barranco cedeu na Rua Reverendo João Wesley, danificou a rede de água e parte de uma residência, causando rachaduras. A proprietária foi orientada a deixar o imóvel por precaução, seguindo orientação do Corpo de Bombeiros. A equipe da Defesa Civil também esteve no local, avaliou os danos ao imóvel e encaminhar a família para os serviços municipal de apoio à moradia. Na “Rodoviária Velha” houve um princípio de alagamento ao final da tarde, mas a água escorreu rapidamente devido às obras de drenagem realizadas no bairro Giovaninni.

    Nesta terça-feira, 16, equipes das Obras intensificaram a limpeza das ruas atingidas com pequenos deslizamentos e alagamentos em áreas pontuais da cidade. A Prefeitura reforça a importância da colaboração da população em não “tampar” bocas de lobo e descartar lixo de maneira irregular – problemas que ocasionam alagamentos.

    Em caso de emergência, o cidadão deve ligar nos telefones da Polícia Militar, 190; Corpo de Bombeiros, 193. A Defesa Civil Municipal atende pelo 199 (plantão) e pelo telefone 3846-7702. A previsão é de chuvas para hoje, 16, cerca de 30 mm, e quarta-feira, 17, entre 50 mm e 80 mm.
     

    Foto: rua Reverendo João Wesley, bairro Santa Terezinha 1, em Coronel Fabriciano-MG/Divulgação CBMMG
    Foto: rua Reverendo João Wesley, bairro Santa Terezinha 1, em Coronel Fabriciano-MG/Divulgação CBMMG
    Foto: Divulgação CBMMG

     

    Na tarde de ontem (15), a avenida Governador José de Magalhães Pinto e demais ruas próximas a rodoviária velha, ficaram alagadas. Vídeos que circularam nas redes sociais mostram a situação que a avenida ficou devido a pancada de chuva.

    Leitores do Plox afirmaram que algumas ruas no bairro Belvedere também alagaram.

    Foto: avenida Governador José de Magalhães Pinto/Reprodução WhatsApp
    Foto: avenida Governador José de Magalhães Pinto/Reprodução WhatsApp

     

    Ipatinga

    No bairro Veneza, em Ipatinga, no supermercado da Consul, a chuva chegou na altura de aproximadamente 50 centímetros e o local amanheceu com barro. Veja o vídeo:

     

    Na Avenida Brasil, no bairro Iguaçu, a chuva alagou a via e chegou a inundar um posto de combustíveis.
    Na avenida Londrina, próximo ao acesso ao bairro Planalto. Um rapaz ficou ilhado dentro do carro e precisou de resgate. Minutos depois, por volta das 2h50, dois carros também ficaram ilhados na avenida Brasil, debaixo do viaduto da BR-381, no bairro Iguaçu. No total, cinco adultos e uma criança de três anos foram resgatados. Ninguém ficou ferido.

     

    No Bom Jardim, os bombeiros foram acionados na rua Vanda para uma ocorrência de risco de desabamento de barranco. No local, existem diversas casas que correm perigo, porém ninguém chegou a ser retirado de casa. 

    Foto: Funcionários fazendo a limpeza da avenida Brasil em Ipatinga/Divulgação PMI

     

    A Prefeitura de Ipatinga divulgou um nota nesta manhã sobre as ocorrências. Veja na íntegra:
    A prefeitura informa que choveu muito na madrugada desta terça-feira (16) cerca de 86 milímetros.
    As ocorrências foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros ainda durante a madrugada, e a Defesa Civil segue com os trabalhos de averiguação por toda a cidade ao longo do dia.
    Os pontos de ocorrências foram registrados nos bairros Bom Jardim, Canaã, Horto, Vila Militar, Jardim Panorama, Iguaçu e Veneza com histórico de alagamento em sua maioria.
    Na rua Bical na Vila Militar e na rua Serra Azul no Jardim Panorama ocorreram deslizamentos de terra de pouca proporção, e na rua Vanda no bairro Bom Jardim os bombeiros foram acionados por moradores para vistoriar um imóvel por risco de desabamento, mas não houve necessidade de retirar a família, que foi devidamente orientada pelos bombeiros. A equipe técnica da Defesa Civil fará avaliação e emitirá relatório sobre as condições do imóvel.
    É esperado mais chuvas para hoje e próximos dias, por isso a Defesa Civil alerta a população para os cuidados:
    evite áreas de alagamento;
    não abrigue embaixo de árvores e estruturas frágeis;
    não deixe lixo nas ruas, pois são levados pelas enxurradas e geram entupimento dos bueiros, que por consequência geram alagamento.

    Importante: a coleta de lixo está funcionando normalmente, mesmo durante o feriado.
     

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]