Em viagem à Rússia, Bolsonaro antecipa volta ao Brasil por conta da tragédia em Petrópolis

Presidente irá visitar as áreas que foram fortemente atingidas pelas chuvas, juntamente com Rogério Marinho, ministro do Desenvolvimento Regional

Por Plox

16/02/2022 18h37 - Atualizado há cerca de 2 anos

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), antecipou seu retorno da viagem internacional por causa da tragédia em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Bolsonaro está cumprindo agenda oficial na Rússia e na Hungria. Nesta sexta-feira (18), Bolsonaro retornará ao Brasil e irá diretamente a Petrópolis (RJ), visitar as áreas que foram fortemente atingidas pelas chuvas, juntamente com Rogério Marinho, ministro do Desenvolvimento Regional.

Nesta quarta-feira (16) Jair Bolsonaro (PL), se encontrou com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em Moscou. A viagem ocorre no momento em que a Rússia é o epicentro de uma crise diplomática. Nesta quinta-feira (17), ele encontrará o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán.

 

Durante o encontro entre Bolsonaro e Putin, os dois presidentes sinalizaram esperar um aumento do apoio entre os países. O chefe do executivo brasileiro, chamou o colega de “amigo”, disse partilhar valores comuns como “crença em Deus e a defesa da família" e afirmou ser solidário à Rússia.

Mesmo em meio a tensão causada pela possibilidade de conflito entre Ucrânia e Rússia, o presidente Jair Bolsonaro não desistiu da viagem, que tem o objetivo de mostrar boas relações internacionais. Ele deixou Brasília na noite de segunda-feira (14) e desembarcou em Moscou na manhã de terça-feira (15).

Foto: Alan Santos/PR

 

Bolsonaro disse que a  viagem seria feita por respeito ao convite e que o Brasil não tem conflitos com outros países. “A nossa ida à Rússia também é por respeito, uma vez que fui convidado por Vladimir Putin ainda no ano passado. Nossa política externa sempre foi pela paz e respeito à soberania de outros países. O Brasil não tem problemas na América do Sul e sempre optou pelas vias pacíficas na solução de conflitos externos. Vou à Rússia por convite, comércio e paz”, afirmou.

Os países membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) têm acusado a Rússia de estar se preparando para invadir a Ucrânia.
 

Destaques