Centro de Saúde João Otávio atendeu mais 170 casos suspeitos de arboviroses no feriado de carnaval
Já foi definida uma nova data para a realização de um novo mutirão que inclui coleta de inservíveis e entulhos; visitas domiciliares pelos Agentes de endemias, ações educativas com blitz
Por Plox
16/02/2024 14h23 - Atualizado há 10 meses
Durante o período de carnaval no Centro de Saúde João Otavio (Unidade de Referência para Atendimento às Arboviroses) mitigou a sobrecarga de pacientes na UPA Geraldo dos Reis Ribeiro e no pronto socorro do Hospital e Maternidade de Timóteo.
Entre segunda e quarta-feira desta semana foram atendidos na Unidade de Referência 178 moradores e realizadas oito transferências para a UPA e HMT para intervenções mais específicas. O foco de atendimento no João Otávio foi a de estabilização dos pacientes com suspeita de dengue e chikungunya evitando assim a superlotação das unidades de urgência e emergência. Na segunda-feira foram realizados 61 atendimentos; na terça-feira, 51; e na quarta-feira, 66.
Novo mutirão
Já foi definida uma nova data para a realização de um novo mutirão que inclui coleta de inservíveis e entulhos; visitas domiciliares pelos Agentes de endemias, ações educativas com blitz, entre outras iniciativas.
No dia 24 de fevereiro, um sábado as equipes das Secretaria de Saúde, de Obras e Limpeza Urbana, de Governo e Comunicação estarão no Limoeiro, na regional Leste, de 8h às 12h. “Essa é mais uma iniciativa dentre as muitas que estão em andamento em toda a cidade, para reforçar junto aos moradores a sua importância no combate e enfrentamento ao mosquito”, destacou a Secretaria de Saúde. A orientação para os moradores com suspeita de dengue ou chikungunya é que eles procurem a unidade de saúde mais próxima de casa para os atendimentos iniciais.