São Paulo entra em estado de atenção para alagamentos com chegada de tempestade
Defesa Civil alertou para chuva intensa com raios, vento e granizo; capital teve calor forte e baixa umidade nesta segunda-feira (16)
16/02/2026 às 16:48por Redação Plox
16/02/2026 às 16:48
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
A cidade de São Paulo entrou em estado de atenção para alagamentos às 16h41 desta segunda-feira (16), de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura.
Poucos minutos antes, às 16h34, a Defesa Civil emitiu um alerta informando a aproximação de uma tempestade com grande intensidade sobre a capital e região metropolitana.
Tem raios, vento e granizo. Atinge municípios vizinhos. Mantenha-se em local seguro
Defesa Civil
Alerta da Defesa Civil nesta segunda-feira (16)
Foto: Arquivo Pessoal
Calor intenso e baixa umidade na capital
As estações meteorológicas automáticas do CGE registraram forte calor nesta segunda-feira. Em Pinheiros, na Zona Oeste, os termômetros marcaram 35°C, enquanto em São Miguel Paulista, na Zona Leste, a máxima chegou a 33°C.
A umidade relativa do ar ficou em 36% em Pinheiros e 35% em São Miguel Paulista. Segundo o CGE, a média da temperatura máxima atingiu 33°C na cidade, com os menores índices de umidade se aproximando dos 32%.
O banco de dados do CGE aponta que, até o momento, o mês de fevereiro acumulou 129,3 mm de chuva em São Paulo, o que corresponde a cerca de 59,5% dos 217,2 mm esperados para todo o período.
Risco de novos temporais no Carnaval
Para esta terça-feira (17) de Carnaval, a previsão indica sol forte pela manhã e temperaturas elevadas. Entre o fim da tarde e as primeiras horas da noite, o calor combinado com áreas de instabilidade vindas do interior deve provocar pancadas de chuva com intensidade de moderada a forte.
Há potencial para formação de alagamentos e rajadas de vento. A temperatura deve variar entre mínima de 21°C ao amanhecer e máxima de 31°C à tarde.
Quarta-feira de Cinzas ainda com tempo instável
Na quarta-feira (18), de Cinzas, o dia começa com sol entre muitas nuvens e sensação de tempo abafado. A partir do meio da tarde, a combinação entre calor e entrada da brisa marítima favorece a formação de novas áreas de instabilidade.
Essas condições devem provocar pancadas de chuva mais generalizadas, com intensidade moderada a forte. Há risco de rajadas de vento, alagamentos e transbordamentos de pequenos rios e córregos. A mínima prevista é de 21°C e a máxima de 29°C.