Janja desiste de desfilar na Sapucaí e é substituída por Fafá de Belém

Primeira-dama afirmou, por meio da assessoria, que recuou para evitar possível perseguição à Acadêmicos de Niterói e ao presidente Lula, homenageado no enredo

16/02/2026 às 09:18 por Redação Plox

A primeira-dama Janja Lula da Silva decidiu não desfilar pela Acadêmicos de Niterói na Marquês de Sapucaí, na noite de domingo (15), para evitar o que classificou como possível “perseguição” à escola de samba e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, homenageado no enredo da agremiação.

Segundo a assessoria da socióloga, havia segurança jurídica para que ela participasse oficialmente do desfile, mas a opção foi recuar diante do risco de novas pressões políticas sobre a homenagem ao presidente.

A primeira-dama Janja e o presidente Lula no camarote da Sapucaí

A primeira-dama Janja e o presidente Lula no camarote da Sapucaí

Foto: Presidência


Decisão anunciada por nota da assessoria

Em nota, a equipe de Janja afirmou que, mesmo com o entendimento de que não havia impedimento legal para sua presença no carro alegórico, pesou na decisão o receio de repercussões contra a Acadêmicos de Niterói e contra Lula pela homenagem prestada no sambódromo.

De acordo com o texto, a escolha da primeira-dama foi permanecer ao lado do presidente, em vez de ocupar o lugar que estava reservado a ela no desfile.

Fafá de Belém substitui primeira-dama no carro alegórico

Janja era aguardada em um destaque no último carro da escola, que reuniu artistas e personalidades apoiadoras de Lula. Com a mudança de planos, ela foi substituída pela cantora Fafá de Belém e acompanhou o desfile do camarote da prefeitura do Rio de Janeiro, ao lado do presidente.

Durante a concentração, segundo a assessoria, a primeira-dama chegou a descer para acompanhar de perto a preparação da Acadêmicos de Niterói, descrita como uma escola que demonstrou coragem ao levar o enredo em homenagem a Lula para a avenida.

Noite de homenagem e exaltação à cultura

Após a passagem pela concentração, Janja retornou ao camarote para assistir ao desfile junto com o presidente. A equipe da primeira-dama classificou a apresentação como uma celebração à cultura brasileira, ao presidente Lula e ao desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro, apontado como um dos maiores espetáculos do Carnaval.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a